Qual a diferença entre cuidados paliativos e cuidados continuados?

Sara Paiva
Sara Paiva |  
Apoio domiciliário |  19 abril 2023 |  
8 min. de leitura
diferença entre cuidados paliativos e cuidados continuados

Existe uma grande diferença entre cuidados paliativos e cuidados integrados, uma vez que os cuidados paliativos se destinam a cuidar e apoiar doentes em fase terminal e os cuidados continuados destinam-se a doentes crónicos e dependentes em recuperação, convalescença e reintegração.

Assim sendo, estes dois serviços são distintos, com um público próprio e várias especificidades. Nesse sentido, é importante sabermos no que eles realmente consistem para que possamos fazer escolhas adequadas para os nossos familiares doentes.

O que são cuidados paliativos?

Os cuidados paliativos são cuidados prestados a doentes em fase terminal, ou com doença agonizante, ajudando-os a viver esta fase da melhor forma possível, com o máximo conforto físico e mental.

Estes doentes estão num sofrimento intenso, não só pelas dores causadas pela doença em fase avançada e progressiva, mas também pela certeza de que a vida será breve.

Assim, os cuidados paliativos visam promover o bem-estar e a qualidade de vida destes doentes, dentro do possível, para que estes possam viver com mais conforto e tranquilidade.

Além disso, os cuidados prestados incluem o apoio à família, que sofre também bastante com os seus entes queridos nesta situação de grande debilidade.

Este serviço inclui:

  • Tratamentos para alívio dos sintomas do doente

  • Apoio psicológico e emocional do doente e da família (durante o processo e luto).

Sempre que possível, estes cuidados são prestados ao domicílio, favorecendo a integração do doente na sociedade e no seio familiar, trazendo-lhe um maior conforto.

Tipos de cuidados paliativos

Os cuidados paliativos podem agrupar-se em dois grupos diferentes: abordagem paliativa e cuidados paliativos especializados. Enquanto a abordagem paliativa atende às necessidades de um doente com doença avançada, os cuidados paliativos especializados dedicam-se unicamente aos cuidados de pessoas em fase terminal.

A abordagem paliativa não é propriamente especializada e, portanto, não necessita de profissionais especializados em cuidados paliativos, ao contrário dos cuidados paliativos especializados, cujos profissionais são altamente especializados.

Quem tem direito aos cuidados paliativos?

Qualquer pessoa doente, sem opção de tratamentos curativos e cuja doença progride com rapidez, com uma esperança de vida limitada e com sofrimento, pode pedir cuidados paliativos.

Numa fase terminal da doença, os doentes passam por um sofrimento atroz e, portanto, necessitam de apoio específico, soluções que visem diminuir o seu sofrimento, assim como apoio psicológico e emocional.

Embora os cuidados paliativos não se determinem pelo diagnóstico de doenças, são muito comuns em doentes com:

  • Cancro terminal

  • Doenças neurológicas graves, degenerativas e progressivas, como Alzheimer, Demência, Parkinson, Esclerose Múltipla e Esclerose Lateral Amiotrófica

  • Doenças degenerativas crónicas, como Artrite grave

  • Condições que originam a falência de órgãos, como doença renal crónica, cardiopatias, pneumopatias

  • SIDA avançada

  • Condições que colocam em risco a vida, como traumatismo craniano grave, coma irreversível e algumas doenças genéticas, como a hemofilia, hemocromatose, fibrose cística, entre outras.

Leia também: Atestado de Incapacidade Multiuso: quem tem direito e como pedir?

Rede Nacional de Cuidados Paliativos

A Rede Nacional de Cuidados Paliativos é uma rede de intervenção articulada e integrada, dispondo de vários tipos de unidades e equipas que se dedicam à prestação de cuidados paliativos.

Estes são complementares e cooperantes com outros recursos de saúde, tanto hospitalares, como comunitários e domiciliários.

Unidades de Cuidados Paliativos

Em Portugal, existem Unidades de Cuidados Paliativos especializados e outras integradas na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).

Unidades de Cuidados Paliativos:

  • Serviço de Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar Universitário de São João, E.P.E.

  • Serviço de Cuidados Paliativos do Instituto Português de Oncologia, Francisco Gentil, E.P.E.

  • Unidade de Cuidados Paliativos da Unidade Local de Saúde do Nordeste, E.P.E.

  • Unidade de Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar de Trás-Os-Montes e Alto Douro, E.P.E.

Unidades de Cuidados Paliativos da RNCCI:

  • Domus Fraternitas – Fundação Particular de Solidariedade Social

  • We Care – Multivaze – Empreendimentos Imobiliários, Lda

Veja também: Hospitalização domiciliária: o que é e como pedir?

O que são cuidados continuados?

Os cuidados continuados são serviços de cuidados a pessoas com doenças crónicas, ou em situações de dependência, que necessitam de recuperação, reintegração ou passam por momentos de convalescença.

Assim, estes visam a recuperação do doente, para que este se possa tornar autónomo e tendo uma melhor qualidade de vida. Além disso, têm como intuito melhorar a funcionalidade dos doentes dependentes, realizando reabilitação física, assim como reinserção social e familiar.

Quem tem direito aos cuidados continuados?

Todas as pessoas que precisem de cuidados continuados têm direito a este serviço público, nomeadamente aquelas que:

  • Têm dependência funcional, independentemente da idade

  • São doentes crónicos

  • Têm doença incurável, em estado avançado e fase final de vida

Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI)

A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) é todo o conjunto de unidades de ambulatório e internamento, assim como as equipas que prestam estes cuidados de saúde e apoio social.

A RNCCI pertence ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) e esta presta os seus serviços através de:

  • Unidades de internamento – Englobam unidades de convalescença, unidades de média duração, unidades de reabilitação, unidades de longa duração e unidades de cuidados paliativos

  • Unidades de ambulatório – Englobam as unidades de dia e de promoção de autonomia

  • Equipas domiciliárias – Envolvem equipas comunitárias de suporte a cuidados paliativos e equipas de cuidados continuados

  • Equipas hospitalares – Envolvem equipas intra-hospitalares em cuidados paliativos e equipas de gestão de altas

Várias instituições públicas e privadas prestam cuidados continuados em locais equipados para este fim e, sempre que possível, no local de residência do doente.

Sempre que estes serviços forem prestados pela RNCCI, os cuidados não têm custos para o doente (apenas são pagos os cuidados de apoio social e sempre um valor ajustado aos rendimentos do doente).

Saiba ainda: 7 Dicas para cuidar de idosos à noite (para um sono descansado)

Quando pedir ajuda?

Ter familiares doentes, em fase terminal, ou não, é sempre difícil e requer atenção e tratamento adequados. Independentemente da situação, deve pedir ajuda sempre que sentir que não consegue lidar com ela sozinho, uma vez que não tem conhecimentos próprios que lhe permitem dar a melhor assistência.

Além disso, o emprego e outros afazeres domésticos e familiares podem não proporcionar as melhores condições para tratar de um familiar doente em casa.

Lembre-se que, embora os seus familiares doentes sejam uma prioridade, você próprio tem de se cuidar e de alimentar a sua vida em sociedade.

Nesse sentido, pedir ajuda de um profissional qualificado torna-se muito útil, mesmo que apenas por alguns dias.

Precisa de Apoio Domiciliário? Encontre aqui

Sara Paiva
Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Susana Valente

Susana Valente

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Ver artigos

Deixe o seu comentário