Qual a diferença entre USF e Centro de Saúde?

Sara Paiva
Sara Paiva |  
Apoio domiciliário |  12 dezembro 2023 |  
5 min. de leitura
Qual a diferença entre USF e Centro de Saúde?

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) é composto por diferentes unidades de tratamento e acompanhamento médico, entre elas os Centros de Saúde e as Unidades de Saúde Familiar (USF). Mas sabe qual a diferença entre USF e Centro de Saúde?

O Centro de Saúde e a USF fazem parte dos cuidados primários de saúde. No entanto, a abrangência destes dois serviços é diferente, sendo que os Centros de Saúde têm uma abrangência maior do que as USF.

Ambos os serviços são gratuitos e fazem parte do SNS, tendo um papel fulcral nos cuidados primários e preventivos de saúde.

12 de dezembro é o Dia Internacional da Cobertura Universal de Saúde

O que é um Centro de Saúde?

O Centro de Saúde é a unidade básica do SNS, o qual presta atendimento e cuidados de saúde à população. Este é o primeiro espaço que deve visitar quando necessita de cuidados médicos e/ou de enfermagem.

Veja aqui: Como marcar consulta no Centro de Saúde online?

Nos Centros de Saúde encontra médicos de família (clínica geral), médicos de saúde pública (delegados de saúde) e enfermeiros. Estes profissionais prestam cuidados de saúde preventivos, curativos e essenciais.

Alguns destes espaços contam também com outros profissionais, como psicólogos, nutricionistas, técnicos de serviço social, técnicos de saúde ambiental e higienistas orais.

Assim, pode procurar os Centros de Saúde para:

  • Consultas de clínica geral / medicina familiar

  • Check-up médico

  • Consultas de saúde infantojuvenil

  • Serviços de saúde pública

  • Consultas de planeamento familiar

  • Consultas de saúde materna e no âmbito da interrupção voluntária da gravidez (IVG)

  • Serviços sociais

  • Consultas e cuidados de enfermagem

  • Vacinas

  • Unidades de internamento

  • Exames auxiliares de diagnóstico

  • Consultas e apoio domiciliários

  • Atendimento de situações de urgência

  • Gabinete do utente

Horário de atendimento: Dias úteis, entre as 8h e as 20h.

Excecionalmente, alguns Centros de Saúde oferecem horário alargado e fins de semana para atendimento de situações agudas.

O que é uma Unidade de Saúde Familiar (USF)?

Uma Unidade de Saúde Familiar é uma pequena unidade operativa dos Centros de Saúde, a qual tem autonomia funcional e técnica. Esta contratualiza objetivos de adequação, acessibilidade, eficiência, qualidade e efetividade, além de garantir serviços básicos de saúde aos cidadãos inscritos na mesma.

Estando inscrito numa USF, terá acesso a um médico de família, mas também a um enfermeiro e a um secretário clínico.

Estas unidades oferecem uma abordagem personalizada e preventiva à saúde, cuidados de saúde primários e contínuos a indivíduos e famílias, dando prioridade à prevenção de doenças, à promoção da saúde e à gestão de condições crónicas.

As USF foram criadas em Portugal em 2005 como uma alternativa ao Centro de Saúde. Ao contrário deste último, as USF têm autonomia de funcionamento e têm regras de financiamento próprias.

Estas podem ser organizadas em três modelos de desenvolvimento (A, B e C) e são parte integrante do Centro de Saúde.

Qual a diferença entre USF e Centros de Saúde?

USF e Centros de saúde oferecem igualmente serviços de saúde primários. No entanto, existem algumas diferenças importantes, as quais vale a pena destacar.

Serviços

A USF concentra-se na atenção primária, dando enfoque à prevenção e à promoção da saúde. Já o Centro de Saúde oferece uma gama de serviços mais ampla, incluindo também cuidados especializados.

Relação com a comunidade

O Centro de Saúde atende a uma população mais ampla e diversificada que a USF. Nesse sentido, a USF consegue estabelecer uma relação mais próxima e duradoura com as famílias e os indivíduos que atende.

Abrangência

O Centro de Saúde abrange áreas geográficas mais extensas que a USF. Assim, o Centro de Saúde garante acesso a um número de pessoas mais elevado.

Centros de Saúde e Unidades de Saúde Familiar oferecem serviços de excelência nos cuidados de saúde primários.

Portanto, deve sempre procurar um destes espaços para ter um acompanhamento médico contínuo e de prevenção.

Tendo em conta a diferença entre estes dois serviços, quando precisar de um serviço de acompanhamento específico, deverá procurar um Centro de Saúde e não uma USF.

Sara Paiva
Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Susana Valente

Susana Valente

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Ver artigos

Deixe o seu comentário