Como marcar consulta no Centro de Saúde online?

Susana Valente
Apoio domiciliário |  02 abril 2024 |  
10 min. de leitura
Médica a auscultar paciente e a explicar como marcar consulta online no centro de saúde.

Saber como marcar consulta online no Centro de Saúde não é complicado e pode facilitar-lhe em muito a vida. Temos um guia com três passos básicos para o conseguir fazer de forma rápida e fácil.

O acesso aos serviços de saúde públicos pode ser uma complicação, sobretudo quando temos mil e uma tarefas para cumprir e tão pouco tempo disponível. Mas há formas de simplificar esse acesso, nomeadamente recorrendo à Internet e sabendo como marcar consulta no Centro de Saúde online.

Este processo é simples e acessível, e permite aos cidadãos cuidarem da sua saúde com maior conveniência, sem terem de enfrentar filas de espera, nem terem que passar muito tempo agarrados a um telefone à espera de serem atendidos.

Neste artigo, vamos deixar-lhe um passo a passo fácil de perceber para poder marcar uma consulta online no Centro de Saúde da sua área de residência em poucos cliques.

Aproveite para saber mais: Qual a diferença entre USF e Centro de Saúde?

Marcar consulta online no Centro de Saúde em 3 passos

Saber como marcar consulta no Centro de Saúde online é muito fácil e é um serviço que pode completar a qualquer momento do dia, já que está sempre disponível.

Além disso, é totalmente gratuito e é muito fácil. É algo que consegue fazer em três passos básicos, como lhe demonstramos de seguida.

1º Passo: Aceder ao Portal SNS24

O primeiro passo é visitar o portal SNS24, a plataforma centralizada do Ministério da Saúde onde pode gerir vários dos seus dados de saúde e, inclusive, marcar consultas online.

2º Passo: Iniciar sessão

Clique em Iniciar sessão no "botão" que encontra no topo da página do site. Pode entrar na sua área pessoal no SNS24 de três formas distintas, como a seguir lhe explicamos.

Chave Móvel Digital

Esta "chave" permite aceder a vários serviços públicos online e é, basicamente, um código PIN que lhe é atribuído aquando do pedido de Chave Móvel Digital. Na hora de fazer login no SNS24, deve também colocar o código de segurança que será enviado para o seu telemóvel, ou para o seu e-mail.

Mas também pode iniciar sessão através da leitura de código QR na aplicação móvel Autenticação.gov. Só precisa de instalar a aplicação através da Google Play Store, da App Store ou da AppGallery, conforme tenha um telemóvel Android, iPhone ou Huawei.

Logo que instale esta app, também pode usar a biometria, ou seja, a verificação facial ou a impressão digital, para aceder ao site como alternativa ao código de segurança.

Se ainda não tem Chave Móvel Digital, pode pedi-la num balcão de atendimento de uma loja do cidadão ou nos serviços de registo civil. Mas também pode ativá-la por videochamada, ou online através deste link.

Cartão de Cidadão

Outro método para se autenticar no SNS24 é o Cartão de Cidadão. Mas, neste caso, precisa de ter um leitor de cartões smartcard. Através deste equipamento, pode ligar o Cartão de Cidadão diretamente ao computador. Depois só precisa de inserir o seu código PIN de autenticação.

Note ainda que para fazer o login com o Cartão de Cidadão precisa de ativar o certificado digital. Pode confirmar se já está ativo na app Autenticação.gov no separador "Segurança > Certificados".

De resto, precisa também de ter esta aplicação instalada para poder entrar no SNS24 com o Cartão de Cidadão.

Número de Utente

Finalmente, pode entrar no espaço do SNS24 com o seu número de utente de saúde. Mas, neste caso, precisa de ter um código de acesso, ou uma password, previamente atribuída.

Se ainda não tem este código, pode solicitá-lo online. Mas, para isso, precisa de ter o seu contacto de telemóvel associado ao Registo Nacional de Utentes - só desse modo poderá receber o referido código de acesso. É algo de que deve tratar diretamente no seu Centro de Saúde.

Tendo este código na sua posse, só precisa de aceder ao espaço de "Iniciar sessão" no portal do SNS24, escolhendo a opção "Número de Utente de Saúde".

Depois, deve preencher o formulário que lhe vai aparecer com os seus dados, designadamente o Número de Utente, a data de nascimento e o contacto de telemóvel.

Vai, então, receber um código de segurança, de uso único, que lhe será enviado por SMS para o seu número de telemóvel. Este código é só para ser usado desta vez.

Em qualquer dos métodos enunciados, após inserir todos os códigos necessários, terá acesso a um pedido de confirmação dos seus dados. Deve verificar se estão de facto corretos e clicar em "Confirmar" para entrar na sua área pessoal do SNS24.

3º Passo: Marcar consulta

Logo que esteja autenticado no portal do SNS24, procure a opção "Preciso de..." e terá acesso a uma listagem de possibilidades. Pode escolher marcar "Consultas para mim", ou "Consultas para outros", entre outras opções relacionadas com a sua saúde.

Se escolher a opção "Consultas para outros", vai ser direcionado para uma área onde terá de introduzir o Número de Utente, o nome e a data de nascimento da pessoa em causa.

Já se optar pela opção "Consultas para mim", será encaminhado para uma página com o seu nome de utente, onde aparecem em botões verdes duas possibilidades:

  • Primeiro Horário Disponível (neste caso, o sistema encontrará a primeira data disponível para a sua consulta, sem que você tenha voto na matéria);

  • Escolher Período de Marcação (esta opção mostra-lhe as datas e horários possíveis para que tenha liberdade de escolher a melhor alternativa para si).

Após escolher a opção pretendida, vai receber uma notificação por SMS, no seu telemóvel, com os detalhes da sua consulta, incluindo a data e a hora da marcação efetuada.

Leia ainda: Como cuidar da saúde mental?

Que consultas posso marcar?

O portal SNS24 permite marcar consultas de saúde de acompanhamento para adultos, crianças e grávidas, nomeadamente para fazer um check up médico. Mas também pode agendar consultas de planeamento familiar e de recurso/reforço.

Além disso, tem a possibilidade de marcar uma teleconsulta, ou seja, uma consulta à distância, feita através da Internet, com câmara e microfone, em que poderá falar com o médico para esclarecer dúvidas e contar-lhe os seus sintomas, e preocupações.

Contudo, a realização das teleconsultas está dependente de uma avaliação dos médicos que decidem se são realmente viáveis, ou não.

Assim, nestes casos da teleconsulta, a marcação da consulta não ocorre na hora. Só mais tarde é que o utente é contactado com a informação da data e hora da marcação, isto quando o médico considere a teleconsulta viável.

Como marcar uma teleconsulta?

Para a marcação das teleconsultas deve seguir os mesmos passos referenciados antes. Assim, clique em "Preciso de..." e depois escolha "Consultas para mim". Seguidamente, selecione "Teleconsultas", clique em "Continuar" e em "Clique aqui" para marcar.

Para entrar numa teleconsulta já marcada, deve seguir os passos anteriores até ao separador "Teleconsultas". Clique em "Continuar" e espere nessa página, até que o botão da opção "Participar" fique verde. Nesse momento, poderá entrar na teleconsulta, clicando em "Participar".

Quem pode marcar consulta online no Centro de Saúde?

É preciso ter médico de família para poder marcar consultas online no Centro de Saúde. E não se podem marcar consultas urgentes, apenas consultas de acompanhamento, para situações menos graves.

Os Centros de Saúde têm consultas do dia reservadas para casos urgentes, mas essas não podem ser marcadas antecipadamente - dependem das vagas existentes e da ordem de chegada ao posto médico.

Pode também usar os serviços telefónicos do seu Centro de Saúde para marcar consultas, ou para pedir outros esclarecimentos. Essa possibilidade também existe através do número da Linha Saúde 24 (808 24 24 24).

De que documentos preciso?

Apenas precisa do Número de Utente do Serviço Nacional de Saúde para marcar uma consulta. Esta informação está incluída no seu Cartão de Cidadão, na parte de trás, a par do Número de Contribuinte e do Número da Segurança Social.

Agora que sabe como marcar consulta no Centro de Saúde online...

Cuide-se! Marcar consulta online no Centro de Saúde é muito fácil e rápido. Portanto, já não tem desculpa para descurar a sua saúde - afinal, este é o seu bem mais precioso. Quando o nosso corpo está bem, é sempre possível encontrar energia para enfrentar os demais desafios e dificuldades da nossa vida.

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Sara Paiva

Sara Paiva

Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Ver artigos

Deixe o seu comentário