21 Hábitos de consumo sustentáveis que pode adotar já em 2023

Sara Paiva
Sara Paiva |  
Outros |  29 dezembro 2022 |  
16 min. de leitura
hábitos de consumo sustentáveis

O fim do ano é um momento propício a tomarmos decisões importantes para a nossa vida. Para além das habituais “perder peso”, “deixar de fumar” ou “fazer aquela viagem”, adotar hábitos de consumo sustentáveis pode, e deve, fazer parte da nossa lista de coisas a fazer já em 2023.

Sem dúvida, o consumo sustentável é essencial para a manutenção do nosso planeta e, principalmente, para que o ser humano possa continuar a viver nele. Os recursos naturais são cada vez mais escassos, principalmente num momento em que se exige cada vez mais do planeta devido ao aumento expressivo da população mundial.

No entanto, cada um de nós pode contribuir para um mundo mais sustentável, adotando hábitos de consumo saudáveis para o nosso planeta.

Por isso, porque não começar o seu ano com um objetivo que, além de melhorar a sua própria vida, vai ajudar também o planeta?

Existem vários hábitos de consumo sustentáveis que pode adotar já em 2023 para ajudar a reduzir o seu impacto ambiental e a aproximar-se de uma vida sustentável. Aqui estão 21 hábitos que pode começar a incorporar na sua vida facilmente.

21 Hábitos de Consumo Sustentáveis

Ao adotar hábitos de consumo sustentáveis está a ajudar a preservar o planeta e a garantir que as gerações futuras terão uma vida de qualidade. Basta fazer pequenas mudanças para que o nosso planeta se torne mais sustentável. Não estamos a falar de nenhum sacrifício da sua qualidade de vida, mas de pequenos passos que vão garantir que os seus filhos, netos e bisnetos consigam ter uma vida de qualidade. 

As mudanças de hábitos de consumo que lhe trazemos a seguir não vão influenciar, em nada, a sua rotina nem vão prejudicar a sua vida. No entanto, elas podem fazer uma grande diferença no futuro das próximas gerações. 

Portanto, anote todas elas e não deixe de incluí-las já em 2023.

1 – Compre artigos com o mínimo de embalagens possível

grão de bico

Muitos artigos que compramos no supermercado vêm com várias embalagens no seu interior (como aqueles pacotes de bolachas individuais, dentro de outra embalagem de plástico ou de cartão).

Comprar produtos a granel, ou artigos com apenas uma embalagem (podendo depois dividir por porções em tupperwares de vidro), é uma excelente escolha e, com toda a certeza, vai reduzir a quantidade de resíduos gerados.

2 – Reutilize os sacos de compras

sacos de pano

A quantidade de sacos de plásticos usados nos supermercados é imensa, mas totalmente dispensável. Pode usar sempre os mesmos sacos de plástico (levando consigo aqueles que já tinha adquirido numa outra compra), ou então comprar um saco de compras de tecido. Tenha sempre um saco dentro do carro ou dentro da sua carteira, assim evita esquecimentos. 

3 - Evite comprar produtos de utilização única

copos descartáveis

Sabe aqueles copos e pratos de plástico que são descartáveis? A quantidade de resíduos gerados pelo uso de produtos descartáveis é imensa, mas totalmente dispensável. Além de poluir o planeta, está a gastar dinheiro em artigos que só usa uma vez em toda a vida. 

Por exemplo, se vai dar uma festa, não compre louça descartável, como palhinhas, pratos ou copos de plástico. É verdade que são muito práticos, mas acaba por gastar mais dinheiro e cria uma quantidade de lixo enorme. Opte por usar louça de cerâmica em vez de plástico. Pode dar mais trabalho depois para lavar, mas a sua carteira e o planeta agradecem. 

4 - Compre vestuário sustentável

roupa de lã

A produção de têxteis pode ser muito poluente, não só por causa dos processos de produção com químicos prejudiciais ao meio ambiente, mas também pelo grande consumo de energia que requer. Felizmente, já existem opções mais sustentáveis, como o vestuário feito de fibras naturais, tais como cânhamo, bambu, lã e algodão orgânico. 

Na hora de comprar roupa, lembre-se de que existem sempre opções mais amigas do planeta e invista nelas. 

5 - Compre produtos em segunda mão

omprar roupa usada

Se quer adotar hábitos de consumo sustentáveis, então a regra número um é evitar comprar novos produtos. O consumo excessivo vai contra tudo o que é sustentável, pois criamos toneladas de lixo com os artigos que deitamos fora para comprar um novo. Portanto, só devemos adquirir produtos que realmente nos fazem falta.

No entanto, se quer e precisa mesmo de algo, pondere comprar esse item em segunda mão. Atualmente existem várias lojas que investem na compra e venda de artigos em segunda mão, os quais se encontram em bom estado. Além de evitar que esse produto vá para o lixo, vai adquirir o artigo que precisa a um preço bem mais em conta. 

6 – Compre no mercado local

mercado local

Fazer as suas compras no mercado local vai ajudar bastante a reduzir a sua pegada ecológica, pois evita comprar produtos que tiveram de ser transportados por longas distâncias (reduzindo as emissões de transporte de mercadorias).

Além disso, ao comprar localmente, vai ajudar as pequenas empresas que “lutam” para sobreviver num mundo em que as grandes superfícies já dominam.

7 – Procure reparar o equipamento antes de comprar um novo

reparação de aparelho eletrónico

Como dissemos, um dos hábitos de consumo sustentáveis mais importantes é o combate ao consumo excessivo. Nesse sentido, devemos evitar comprar artigos novos constantemente, principalmente quando o podemos evitar. 

Assim, antes de sair para comprar um novo equipamento, procure um profissional que possa reparar o seu equipamento. Muitas vezes deitamos fora coisas que podiam ser reparadas e, além de gastarmos dinheiro desnecessário, estamos a contribuir para a geração de mais lixo. 

8 – Compre aparelhos sustentáveis

classificação energética

Investir em aparelhos sustentáveis, tais como frigoríficos, máquinas de lavar roupa, máquinas de lavar louça e outros eletrodomésticos e eletrónicos, que tenham obtido uma classificação energética A (ou superior), ou que sejam certificados por uma organização terceira, é a melhor escolha para o meio ambiente, mas também para a sua carteira.

Estes aparelhos gastam muito menos energia, o que torna a sua conta da luz mais baixa, mas também poupando o meio ambiente das emissões geradas para a produção energética.

9 – Opte por materiais sustentáveis

decoração em cerâmica

Vai substituir móveis ou artigos de decoração? Então escolha materiais sustentáveis, tais como madeira, têxteis e e outros elementos de fontes sustentáveis. Com o mundo cada vez mais alerta para as alterações climáticas, a variedade de artigos considerados sustentáveis tem vindo a aumentar.

Por isso, antes de se "levar" por um impulso, faça uma pesquisa sobre artigos para casa que sejam feitos de fontes sustentáveis. 

10 – Mude para fontes de energia doméstica sustentáveis

painel solar

Se esta for uma possibilidade para si, mude para fontes de energia sustentáveis em sua casa, instalando painéis solares, por exemplo. É certo que esta escolha implica um investimento inicial alto. No entanto, a médio e longo prazos, vai poupar bastante na sua conta de energia, além de poupar o planeta.

11 – Troque o papel por opções digitais

livro digital

Para produzirmos papel temos de cortar árvores e gastar outros recursos naturais, como a água. Além disso, a produção de papel implica o gasto de recursos energéticos que, como sabemos, são prejudiciais para o nosso planeta. 

Com a evolução da tecnologia (e a partir do momento que todos temos um computador, smartphone ou tablet), conseguimos reduzir bastante o consumo de papel, optando por opções digitais, como livros, revistas, jornais e agendas digitais. 

12 – Compre em empresas que adotam práticas sustentáveis

sustentabilidade

Às vezes, basta uma pesquisa rápida para perceber se uma determinada empresa adere a práticas sustentáveis e se os produtos que oferecem são, também eles, sustentáveis. Assim sendo, antes de fazer uma compra de um determinado produto, perceba se aquela empresa já adota uma política de conservação do planeta, ou não.

13 – Faça compostagem de resíduos alimentares

horta

Tem um jardim, uma pequena horta ou uma quinta? Porque não realizar a compostagem dos seus resíduos alimentares para adubar a terra? Caso não tenha, pode também separar esses resíduos para colocá-los no ecoponto castanho (caso já esteja disponível na zona da sua residência), permitindo a sua reciclagem.

14 – Reduza o consumo de água

chuveiro sustentável

Muitas pessoas associam a redução do consumo de água a um prejuízo da sua própria higiene. Mas não é esse o caso! Em nada sai prejudicado se adotar hábitos de consumo consciente de água em casa. Afinal, não precisa ter a torneira sempre ligada ao lavar os dentes, pois não? 

Além disso, hoje já existem várias tecnologias que permitem com que gastemos muito menos água, mas com a mesma eficiência, como torneiras e chuveiros de baixo caudal, por exemplo.

15 – Reduza o desperdício alimentar

desperdício alimentar

O desperdício alimentar é um problema sério atualmente. Não nos podemos esquecer que, para a produção de alimentos, são gastos muitos recursos do nosso planeta, além de contribuir para a poluição do meio ambiente. Assim, devemos ser conscientes na hora de comprar comida e garantir que adquirimos apenas aquilo que vamos realmente comer e beber. 

Ter as suas refeições planeadas vai ajudar bastante a reduzir o desperdício alimentar, uma vez que evita comprar comida a mais. Pense, ainda, em formas de transformar as sobras de comida em novos pratos. Além de poupar o meio ambiente, vai poupar tempo na confeção das refeições.

16 – Escolha meios de transporte sustentáveis

bicicleta

Não podemos negar que o carro é o meio de transporte mais cómodo e prático que existe. No entanto, os automóveis são muito poluentes. Com a quantidade de pessoas que se deslocam em carros, o planeta sofre consequências muito sérias e, como tal, podemos adotar algumas práticas para diminuir as viagens de carro. 

Escolher meios de transporte sustentáveis, como a bicicleta ou os transportes públicos, por exemplo, é uma excelente forma de ajudarmos o nosso planeta e, na verdade, não vai trazer um prejuízo para o nosso dia a dia.

17 – Evite artigos que estão "na moda"

roupa sustentável

Existem artigos de moda que têm uma vida útil muito curta, não só porque a qualidade dos tecidos é péssima, mas também porque são peças que se vão usar durante um ano e depois deixam de ser consideradas “bonitas”. 

Se, por um lado, seguir as tendências de moda nos faz sentir "parte do grupo", por outro lado faz com que gastemos dinheiro constantemente, pois as tendências mudam todos os anos e em todas as estações. 

Uma forma de evitar gastos excessivos é comprando peças mais clássicas (mas sempre ajustadas ao nosso estilo próprio).

18 – Tenha uma alimentação mais rica em vegetais e menos em animais

alimentação vegan

A criação e abate de animais para a nossa alimentação tem um custo muito alto para o nosso planeta, não só pelo gasto exorbitante de água, mas também pela quantidade absurda de terrenos que são precisos para cultivar as rações para os animais e para a criação dos mesmos. 

Sem dúvida, a criação de animais para consumo humano é uma das principais (talvez a principal delas) causas para a destruição do habitat, desflorestação, assim como da poluição da água e aumento das emissões de carbono para a atmosfera.

Portanto, um dos hábitos de consumo sustentáveis mais eficazes é a redução no consumo de carne e laticínios. No seu dia a dia, escolha uma alimentação mais rica em vegetais, frutas e grãos. Comece por definir algumas refeições durante a semana para banir os animais do seu prato. Vai perceber rapidamente que consegue refeições igualmente deliciosas, amigas do ambiente e sem sofrimento animal. 

19 – Use detergentes sustentáveis

detergentes sustentáveis

A maior parte dos detergentes que usamos para limpar a casa e lavar a nossa roupa é composta por produtos altamente tóxicos, não só para o planeta, mas também para nós mesmos.

Assim, troque a tradicional lixívia e outros detergentes corrosivos por detergentes sustentáveis e amigos do ambiente, ou então faça os seus próprios detergentes, como a mistura de bicarbonato de sódio com vinagre para limpar vidros e superfícies, por exemplo.

Opte também por detergentes que podem ser recarregados, diminuindo bastante a produção de plástico.

20 – Compre artigos de higiene pessoal sustentáveis

artigos de higiene pessoal sustentáveis

Atualmente, encontra no mercado já inúmeras opções sustentáveis para os seus artigos de higiene pessoal. Procure sempre por marcas que ofereçam artigos recarregáveis, embalagens sustentáveis e opte, sempre que possível, por produtos que não sejam de uso único (como as lâminas de barbear descartáveis).

Existem também várias soluções de higiene pessoal sustentáveis, como barras de sabão e shampoo, desodorizantes naturais recarregáveis, entre outras.

21 – Compre fraldas ecológicas

fraldas ecológicas

A poluição advinda das fraldas descartáveis é imensurável. Os oceanos estão repletos delas, além de uma enorme quantidade que fica em aterros sanitários. Para ter uma ideia, todos os dias são descartadas 8 milhões de fraldas e cada uma demora, aproximadamente, 500 anos para se decompor.

Felizmente, hoje já temos opções sustentáveis e igualmente cómodas para os pais. Pesquise por fraldas biodegradáveis, ou então por fraldas reutilizáveis (apesar de estas últimas serem menos cómodas, são as mais sustentáveis).

Ao adotar estes 21 hábitos de consumo sustentáveis vai ajudar o planeta a recuperar os seus recursos naturais e a sua biodiversidade, além de diminuir bastante a poluição e a sua pegada ecológica. Sem dúvida, mais do que um objetivo válido para 2023, é uma escolha a aplaudir. O planeta precisa de si e agradece todo o esforço que faz para o manter saudável e vivo. 

Sara Paiva
Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Susana Valente

Susana Valente

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Ver artigos

Deixe o seu comentário