9 Dúvidas frequentes sobre a linha SNS 24

Sara Paiva
Sara Paiva |  
Apoio domiciliário |  09 julho 2024 |  
6 min. de leitura
Duas jovens mulheres usam a app SNS 24 na rua

A linha SNS 24, anteriormente designada por “Linha de Saúde 24”, é um serviço telefónico do Sistema Nacional de Saúde (SNS) que assegura o acesso ao SNS, sem que precise de fazer deslocações ao hospital ou ao centro de saúde.

Trata-se, portanto, da “porta de entrada”, do primeiro contacto com os profissionais de saúde. Além de triagem, acompanhamento e encaminhamento, disponibiliza informações e vários serviços que aproximam o cidadão do SNS.

Perguntas frequentes sobre a linha SNS 24

Lançada em 2017, a linha SNS 24 vem acrescentando novos serviços informativos e administrativos, facilitando uma série de processos. Atualmente, tem ao seu dispor:

  • Triagem, aconselhamento e acompanhamento — Está disponível 24 h por dia, 7 dias por semana. Deve ser usado sempre que está doente e carece de cuidados médicos;

  • Informação clínica — Poderá tirar dúvidas acerca de saúde geral e saúde pública (incluem-se aqui temas como alimentação saudável, estilos de vida, prevenção de doenças transmissíveis, entre outros);

  • Informação não clínica e administrativa — Disponível entre as 8h00 e as 22h00, este serviço permite-lhe ter informações gerais, administrativas e não clínicas relacionadas com a prestação de serviços de saúde;

  • Aconselhamento psicológico — Disponibiliza psicólogos clínicos, os quais prestam apoio e aconselhamento psicológico a utentes e outros profissionais de saúde, 24 h por dia, 7 dias por semana.

Antes de se dirigir à urgência hospitalar, telefone para o SNS 24 se estiver doente, sem sintomas graves ou risco de vida.

Qual é o número de telefone do SNS 24 (antiga Linha de Saúde 24)?

O contacto pelo telefone é indicado em todas as situações que careçam de aconselhamento personalizado. O serviço de triagem, acompanhamento e encaminhamento é feito por esta via. A chamada é gratuita.

Linha telefónica – 808 24 24 24

O que posso encontrar no sítio web e na app SNS 24?

O sítio web www.sns24.gov.pt e a app SNS 24 disponibilizam vários conteúdos acerca de saúde geral, saúde pública e bem-estar. Possibilitam também uma gestão individual de informação de saúde fácil e intuitiva, permitindo que o utente aceda a resultados de exames, receitas, datas de próximas consultas e registos de vacinas.

A partir destes meios, pode também pedir uma consulta e baixa médica de 3 dias (autodeclaração de doença), emitir documentos e certificados, assim como consultar e contactar profissionais de saúde. Se está à espera de uma cirurgia e os tempos de resposta garantidos já ultrapassaram, consegue pedir a emissão de um Vale Cirurgia.

Na app SNS 24, pode ainda registar e consultar medições de saúde, marcar e realizar uma teleconsulta, e adicionar outros utilizadores, como filhos e pais.

O que preciso de ter comigo para ligar para a linha SNS 24?

Sempre que ligar para o SNS 24 tenha consigo o seu cartão de cidadão, pois ser-lhe-á pedido o número de utente. Se estiver a ligar para outra pessoa, garanta que tem os dados necessários (número de utente, nome e data de nascimento).

Quem liga para o SNS 24 tem prioridade na urgência hospitalar?

Se foi referenciado para os serviços de urgência, quer pelo SNS 24, quer pelos cuidados de saúde primários, tem prioridade de atendimento (sempre conforme o que lhe foi atribuído na triagem).

Como pedir baixa médica de 3 dias pelo SNS 24?

Pode pedir a baixa médica de 3 dias através da app SNS24. Para realizar a autodeclaração de doença, siga os passos abaixo:

  • Entre na app SNS 24

  • Clique no sinal “+”, na barra inferior do seu telemóvel

  • Selecione a opção "Auto Declaração"

Posso marcar uma consulta pelo SNS 24?

Sim. Pode marcar uma consulta com o seu médico de família ou uma teleconsulta através da sua área pessoal do portal do SNS 24.

Após fazer o registo, aceda à secção “Preciso de…” e selecione a opção “Consultas para mim” ou “Teleconsulta”. Por fim, escolha a opção “Marcação de consultas”.

Também pode marcar através do telefone SNS 24, escolhendo a opção 5.

A saúde 24 passa receitas médicas?

As receitas médicas são, hoje, enviadas para o seu número telemóvel (via SMS) e disponibilizadas na app SNS 24 (no separador “Receitas”).

O que é o Balcão SNS 24 e para que serve?

O Balcão SNS 24 é o espaço onde os cidadãos que não têm equipamentos tecnológicos ou internet podem recorrer a serviços digitais e de telessaúde. Este serviço está disponível nas juntas de freguesia, municípios, agrupamentos de centros de saúde e administrações regionais de saúde.

A linha SNS 24 está preparada para cidadãos surdos?

Sim. O SNS 24 tem todas as ferramentas para atender cidadãos surdos, via videochamada (com intérprete de língua gestual portuguesa) ou web chat.

A linha SNS 24 tem alargado os serviços disponibilizados, para facilitar o acesso ao Serviço Nacional de Saúde e melhorar a qualidade do atendimento. Ligue sempre que necessário.

Sara Paiva
Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Susana Valente

Susana Valente

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Ver artigos

Deixe o seu comentário