Que tipos de bainha existem e quais usar em cada tecido?

Sara Paiva
Sara Paiva |  
Limpezas |  21 maio 2024 |  
4 min. de leitura
mulher faz bainha em máquina de costura

As bainhas são essenciais na finalização de qualquer peça, pois são elas que arrematam os tecidos, garantindo um acabamento perfeito, além de fazerem com que os tecidos durem por mais tempo. No entanto, cada peça requer uma finalização ajustada ao tecido, devendo-se ter em consideração quais os tipos de bainha que se adaptam ao resultado que desejamos.

Aqui, trazemos-lhe os tipos de bainha mais comuns e quais são os mais adequados a cada tecido.

Principais tipos de bainha e como fazer?

Cada peça de roupa tem os seus tipos de bainha próprios. Dependendo do tecido, da peça e dos tipos de linhas e máquinas disponíveis, devemos fazer a seleção das bainhas adequadas e optar por aquela que melhor se ajusta ao resultado que esperamos.

Vejamos agora os principais:

Bainha simples

Na bainha simples, dobramos a borda do tecido para dentro (entre um ou dois centímetros) e costuramos na borda. Este tipo de bainha é o mais usado em tecidos leves a médios (linho, seda ou algodão, por exemplo).

Aprenda aqui: Como afiar tesouras da costura em casa?

Veja uma forma fácil de fazer este tipo de bainha no vídeo abaixo.

Bainha em zigzag

Para realizar este tipo de bainha, tem de usar uma máquina de costura com essa função específica. É muito usado em peças cujos tecidos tendam a desfiar, como as malhas, por exemplo.

Assista ao vídeo seguinte e aprenda a fazer a bainha em zigzag na máquina.

Bainha invisível

Ter a bainha visível nem sempre é possível. Nestes casos, opta-se por uma bainha invisível, a qual não compromete a estética da peça. Para criar esta bainha, deve dobrar o tecido para dentro e depois costurar junto à borda, para que a costura fique invisível do lado direito.

É ideal para tecidos transparentes e leves, como a organza, por exemplo.

Bainha enrolada ou bainha de lenço

Este tipo de bainha é perfeito para peças feitas com tecidos leves e delicados, como o chifom e a seda, por exemplo. Precisa de enrolar a borda do tecido duas vezes para dentro, e só depois costurar. A largura da bainha não deve ultrapassar os 0,5 cm.

É muito usado para acabamentos delicados e discretos, como punhos, vestidos, golas e lenços.

Aprenda a fazer a bainha enrolada no vídeo seguinte.

Bainha francesa / bainha dupla

A bainha francesa é um tipo de bainha dupla. Aqui, precisa de dobrar as bordas do tecido para dentro, duas vezes, de forma que as bordas fiquem escondidas.

É ideal para peças cujos tecidos sejam médios a pesados, como a lã, por exemplo, pois permite um acabamento mais durável e limpo.

Saiba também: Como passar a ferro rápido e sem danificar a roupa?

Tipos de bainha de calça jeans - Bainha cega

Muito usada em calças jeans e gabardine, a bainha cega é realizada de forma que a costura fique escondida no interior da bainha. É ideal para tecidos pesados e para peças de alta qualidade, uma vez que o acabamento fica profissional e limpo.

Veja aqui como fazer este tipo de bainha em calças jeans.

Bainha decorativa

Em algumas peças, é possível que o desenho requeira que a bainha seja visível. Este tipo de bainha tem uma função mais estética do que funcional. Aqui, podem ser feitas com rendas, bordados, entre outras técnicas.

Geralmente, as bainhas decorativas são usadas em tecidos leves a médios.

Leia também: Como dobrar roupa para ocupar menos espaço?

Como viu, existem vários tipos de bainha. Escolher o ideal para a peça de roupa é essencial para um acabamento perfeito. Siga as nossas dicas para resultados incríveis.

Sara Paiva
Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Susana Valente

Susana Valente

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Ver artigos

Deixe o seu comentário