Quais as vacinas para gatos que são recomendadas?

Sara Paiva
Sara Paiva |  
Pet sitting |  18 janeiro 2023 |  
10 min. de leitura
vacinas para gatos

Ter um gato em casa é ter sempre uma companhia amiga, carinhosa, mas também independente. Apesar de os gatos não darem muito trabalho aos seus donos, devemos ter em consideração alguns cuidados com a sua saúde e bem-estar. As vacinas para gatos evitam que o seu animal de estimação adoeça, favorecendo o seu bem-estar, segurança, saúde e qualidade de vida.

A quantidade de doenças que afetam os nossos pequenos felinos tem aumentado e, por isso, vacinar o seu gato é essencial para o manter afastado das diferentes ameaças que eles enfrentam. A vacinação protege-os de doenças consideradas comuns entre a comunidade dos gatos, como a raiva e o vírus da panleucopenia felina, as quais podem ter consequências graves para a sua saúde.

Até mesmo os gatos que ficam constantemente dentro de casa beneficiam com as vacinas, até porque existe sempre o risco de exposição a doenças que podem colocar em risco a sua saúde e, em alguns casos, até a sua própria vida. 

Veja aqui as vacinas para gatos que existem e quais as que devem ser administradas aos seus amados de quatro patas para os manter saudáveis por muitos anos. 

Quais os diferentes tipos de vacinas para os gatos?

Todos os donos de animais de estimação querem que os seus amigos de quatro patas permaneçam saudáveis por longos anos. Nesse sentido, não só é importante dar-lhes um lar limpo e ração de qualidade, como também é crucial administrar-lhes as vacinas adequadas. 

Atualmente existem diversos tipos de vacinas para gatos, protegendo-os contra uma série de doenças que podem ser graves. Vejamos!

  • Rinotraqueíte Viral Felina (FVR), Calicivírus Felino (FCV) e Herpesvírus Felino (FHV) – Protegem contra a doença complexo respiratório felino (também chamada de gripe dos gatos), a qual pode evoluir para quadros graves de pneumonia e pode levar a cegueira e, quando não tratado a tempo, pode ser fatal.

  • Panleucopenia Felina (FPV) – Previne contra a doença causada pelo vírus panleucopenia felina - Enterite Infeciosa Felina (FIE), ou Parvovírus Felino, conhecida geralmente como Tifo - a qual é geralmente transmitida por outros animais infetados ou pelo contacto com objetos e superfícies infetadas. De entre os principais sintomas destacamos a perda de apetite, fadiga, febre e vómitos.

  • Raiva (RV) – Apesar desta vacina só ser obrigatória para os cães, a doença da raiva ataca também os gatos e pode causar a morte.

  • Clamydophila Felis (CF) – A vacina da clamydophila felis protege da clamidiose, doença que afeta os olhos dos gatos, podendo causar conjuntivite (unilateral ou bilateral).

  • Vírus da Leucemia Felina (FeLV) – A leucemia felina não tem cura e pode levar ao surgimento de tumores, assim como a sintomas muito desagradáveis para os gatos.

  • Peritonite Infeciosa Felina (PIF) – Esta vacina protege contra o coronavírus felino que causa a peritonite infeciosa felina (infeção no peritoneu) e, em alguns casos, pode causar inflamação também da pleura, podendo ser fatal.

Agora que sabe a proteção que cada vacina confere aos seus gatos, poderá ter a certeza que, ao vaciná-los, estará a contribuir para que os seus felinos tenham uma vida longa e com qualidade de vida. 

Quais as melhores vacinas para gatos com base na sua idade e saúde?

gato dormir

Os nossos animais de estimação vivem cada vez mais, não só pela maior qualidade de ração que lhe damos, mas também por conseguirmos dar-lhes os cuidados de saúde que eles merecem (incluindo as vacinas que os protegem de uma série de doenças).

Assim, a primeira coisa a fazer quando acolhe um animal em sua casa é visitar um veterinário que possa aconselhá-lo sobre os cuidados de saúde a ter, assim como para criar um plano de vacinas que vá ao encontro das necessidades específicas do seu gato. 

Apesar de não ser obrigatório administrar vacinas para gatos, elas são uma segurança e uma garantia de que o seu felino não é infetado com doenças que podem ser graves e potencialmente fatais.

Geralmente, os gatinhos devem começar o seu calendário de vacinação por volta das oito/nove semanas de idade para vacinas essenciais:

  • FPV

  • FHV

  • FCV

Se o gatinho foi resgatado, a primeira vacina deve ser administrada um pouco antes (seis semanas de idade). Quando existem surtos destas doenças, deverá antecipar-se a vacinação para as quatro semanas de idade.

Outras vacinas também podem ser muito benéficas para o seu gato, mas o seu veterinário vai aconselhar quais devem ser administradas tendo em conta os fatores de risco e o estilo de vida do seu amigo felino. Por exemplo, se o gatinho convive, ou pode conviver, com outros gatos infetados com o Vírus da Leucemia Felina (FeLV), deverá administrar a vacina correspondente para este vírus.

Além das primeiras vacinas, os gatos adultos devem ser vacinados novamente, pois a imunidade contra as doenças para as quais as vacinas protegem vai diminuindo com o tempo. O seu veterinário é a pessoa indicada para lhe dizer quando deve vacinar o seu gato novamente. 

Se os seus gatos vão para o exterior, estes devem receber vacinas extras, pois encontram-se expostos a riscos maiores. Algumas das vacinas recomendadas neste caso são as que protegem contra o Vírus da Imunodeficiência Felina (FIV). O mesmo vale para o caso de viajar com os seus animais

Leia mais: Vai mudar de casa com gatos? Descubra todos os cuidados a ter

Quais os efeitos secundários das vacinas?

Sem dúvida, as vacinas desempenham um papel crucial no combate a infeções e na prevenção da propagação de várias doenças entre a comunidade animal. A vacinação dos animais é um processo seguro, tal como nos humanos. No entanto, assim como acontece connosco, é possível ter alguns efeitos secundários.

As reações adversas às vacinas podem variar de leves a graves, dependendo da vacina. No entanto, vale reafirmar que efeitos secundários graves são muito raros e nunca deve deixar de vacinar os seus animais com medo de reações adversas. 

De entre os efeitos secundários ligeiros mais comuns encontramos:

  • Dor e inflamação no local da injeção

  • Febre ligeira

  • Dores de cabeça

  • Vómitos

  • Diarreia

Se vacinou o seu gato recentemente e ele apresenta algum efeito secundário, leve-o ao veterinário para que este possa fazer uma avaliação do seu estado de saúde e prescreva o tratamento mais adequado. 

Preços de vacinas para gatos

Os preços de vacinas para gatos não são tabelados e, nesse sentido, cada clínica veterinária define quais os valores a serem praticados pelas consultas e pela administração das vacinas no seu gato.

No entanto, em média, uma consulta custa entre 20 e 25 euros, valor ao qual se soma o preço das vacinas (conte com, pelo menos, 20 euros). Portanto, se vai vacinar o seu gatinho, espere pagar, pelo menos, 40 euros.

Existem hospitais veterinários que oferecem preços mais vantajosos. Procure um na sua região e questione o valor que pratica ou, se preferir, contrate um veterinário ao domicílio que também preste este serviço.

Como tornar o processo de vacinação menos stressante para o gato?

gato caixa transportadora

O processo de vacinação do seu gato pode ser muito desgastante e stressante, não só para o seu gato, mas para si também. No entanto, existem algumas práticas simples que podem fazer com que esta experiência se torne mais tranquila para ambos. 

Antes da visita ao veterinário, tente habituar o seu gato a estar na caixa transportadora. Coloque comida e um brinquedo na caixa para que ele entre e fique lá durante alguns momentos em casa. Isto vai fazer com que ele se sinta mais confortável e ambientado quando tiver de viajar na caixinha. 

Durante a consulta, tente manter o tom de voz tranquilo. Não se esqueça que o seu gato sente a sua energia e, quanto mais calmo estiver, mais tranquilo e confiante o seu gatinho se vai sentir. 

Tal como acontece connosco, a vacina pode ser dolorosa para os nossos amigos patudos. Por isso, depois da visita ao veterinário, dê-lhe muito carinho e amor. Desta forma ele vai sentir que não aconteceu nada de mal e está protegido. 

Em Portugal existe uma grande variedade de vacinas disponíveis para os nossos animais de estimação, até porque a saúde dos nossos amigos de quatro patas é cada vez mais valorizada. As vacinas são, sem sombra de dúvidas, essenciais para proteger os nossos animais de várias doenças. Por isso, quando vacinamos os nossos patudos, estamos a garantir que eles têm uma vida longa e de qualidade. 

Se não sabe qual a melhor vacina para o seu gato, converse com o seu veterinário. Ele vai recomendar-lhe o melhor plano de vacinação com base na idade e nas necessidades específicas do seu gato. Não deixe de dar as vacinas para gatos recomendadas, pois elas vão garantir que o seu amigo de quatro patas viva de forma saudável e por longos anos.

Sara Paiva
Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Susana Valente

Susana Valente

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Ver artigos

Deixe o seu comentário