Vai mudar de casa com gatos? Saiba todos os cuidados a ter

Sara Paiva
Sara Paiva |  
Pet sitting |  23 junho 2023 |  
9 min. de leitura
mudar de casa com gatos

Os gatos são muito mais sensíveis a mudanças de casa do que os cães, pois estes apegam-se muito ao lar onde vivem. Por isso, se vai mudar de casa com gatos, é importante que adote algumas estratégias para que essa mudança afete o menos possível o seu pequeno felino e para que ele se adapte rapidamente.

Os gatos são animais muito territoriais e, por isso mesmo, costumamos dizer que eles são mais ligados à casa do que propriamente aos seus donos.

É comum vê-los a explorar e dominar todos os recantos da casa, marcando-os como seus. Por essa mesma razão, quando estamos prestes a mudar de casa, dá-nos um aperto no coração só de pensar que estamos a “tirar” o território do nosso amigo de quatro patas.

Apesar da grande territorialidade dos gatos, é possível tornar o processo de mudança de casa mais fácil, adotando algumas estratégias que vão ajudar os pequenos felpudos a sentirem-se bem e ambientados.

Mudar de casa com gatos: Estratégias para facilitar a mudança

Antes de mais nada, é importante referir que, caso vá mudar-se para uma casa ou apartamento arrendado, deve sempre informar o proprietário de que vai levar o seu animal de estimação.

Embora os senhorios não possam rejeitar animais de estimação, a verdade é que muitos preferem alugar a pessoas sem animais, pois têm receio de que estes causem estragos na habitação.

Assim, para evitar conflitos posteriores, informe sempre o proprietário do imóvel que pretende arrendar de que tem animais de estimação e que pretende levá-los consigo.

Saiba aqui: O que diz a lei sobre ter animais em condomínios?

Caso esteja à procura de uma casa para comprar, o ideal é que opte por uma casa térrea numa zona pouco movimentada, para que o seu pequeno felino possa dar passeios higiénicos sem correr riscos.

Depois de encontrada a nova casa, é hora de adotar medidas e estratégias que vão assegurar que a mudança de casa vai ser o mais tranquila possível para os seus gatos.

Fase da preparação

Se a sua nova casa for perto de onde vive neste momento, é possível que queira fazer a mudança de forma gradual. Esta é, sem dúvida, a melhor opção, pois permite que o seu gato vá conhecendo o novo ambiente, sem que sinta que abandonou o seu território.

À medida que ele vai reconhecendo o novo ambiente, ele vai começar a marcar o seu território no novo lar e, consequentemente, não terá tanta dificuldade em fazer a transição.

Vale a pena relembrar que os gatos adoram tudo o que são recipientes de papelão. Por isso, quando deixar as caixas encostadas, tenha atenção para que o seu gato não brinque com aquelas que tenham objetos que o podem magoar, como espelhos, tesouras, ou outros objetos cortantes.

É importante, também, que durante todo o processo de mudança não altere a rotina do animal. Assim, mantenha sempre os seus brinquedos favoritos por perto, o trepador (arranhador), a caminha e outros objetos que ele utilize.

Decoração da casa

Como a casa é estranha ao seu animal de estimação, é fundamental que a decoração da casa/apartamento e a configuração da mobília sejam amigáveis e seguras para o seu gato.

Se tiver uma varanda, pondere colocar uma rede de proteção para gatos. Os nossos felinos adoram explorar todos os buraquinhos e, como tal, é importante garantir que eles estão seguros e não correm riscos no novo lar.

Caso se aperceba de possíveis fontes de perigo, não deixe de adotar medidas protetoras, como colocar proteção de janelas basculantes, por exemplo.

Compre auxiliares de mudança de casa

A mudança de casa causa sempre ansiedade e agitação, não só no seu gato, mas também em si. No entanto, é importante transmitir tranquilidade ao seu pequeno felpudo, para que todo o processo se dê da melhor forma.

Tenha paciência com ele, pois é possível que ele comece a arranhar portas e a miar bastante. É assim que ele consegue demonstrar que está nervoso e ansioso com uma determinada situação.

Para que ele se sinta menos stressado, existem no mercado alguns auxiliares de mudança que podem ajudar bastante durante o processo de mudar de casa com gatos. Os auxiliares anti-stress para gatos são excelentes para que os nossos felinos se sintam mais tranquilos, como os vaporizadores de feromonas, sprays de ambiente, florais de Bach para gatos ou pastas anti-stress.

Se tiver oportunidade, compre estes produtos algumas semanas antes de fazer a mudança, pois alguns ainda demoram um tempo para que tenham os efeitos calmantes desejáveis.

Saiba ainda: Como fazer mudanças organizadas e sem preocupações?

O que fazer no dia que vai mudar de casa com gatos?

O dia da mudança efetiva é o mais importante e é normal que seja um dia particularmente agitado.

Caso não tenha tido oportunidade de tratar de tudo antes da mudança, é vantajoso proteger o seu gato de muitos barulhos, como os de furar a aparafusar. Se não tiver nenhum local para deixar o seu gato nesse dia, feche-o num compartimento junto com objetos que lhe são familiares, como a manta, o arranhador, as taças de comida e água e a caixa de areia.

Pondere também a contratação de um pet sitter, para o caso de não querer sujeitar o seu animal a ficar fechado num compartimento e não tiver onde deixá-lo.

Precisa de um Pet Sitter? Encontre aqui

Durma com o seu gato na mesma divisão no dia da mudança. Ele vai sentir-se num local estranho e sentir que está perto de si vai fazer com que fique mais tranquilo.

Procure colocar os objetos do gato em locais similares aos da casa antiga. Por exemplo, se tinha o trepador na sala, mantenha a localização para o objeto na casa nova.

Se a mudança implicar a convivência com novas pessoas e animais de estimação, o desafio pode ser maior. Neste caso, deve deixar que o seu gato explore um compartimento da casa apenas e deve deixá-lo a descansar nesse local, junto de todos os seus objetos.

Depois vá permitindo que ele explore outros compartimentos da casa de forma gradual, para que ele se sinta mais tranquilo com as novas pessoas e animais da casa.

O que fazer nos dias posteriores à mudança?

Os dias subsequentes à mudança são destinados à exploração do território novo pelo seu amigo de quatro patas. Não estranhe se o seu gato ficar escondido durante uns dias dentro de um armário ou debaixo da cama, por exemplo. Deixe que ele leve o seu próprio tempo para se ambientar.

Se o seu gato já tem alguma idade, é normal que demore mais tempo a sentir-se confortável e à vontade para explorar a nova casa. Respeite o tempo do seu animal de estimação e não pressione para que ele ande pela casa.

Veja também: 9 Razões para deixar o seu gato com um cat sitter

Quando deixar o gato sair à rua depois de mudar de casa?

O seu gato ainda não conhece o ambiente exterior e pode ficar assustado e perdido. Se tem gatos de exterior, este processo deve ser ainda mais cauteloso, pois há um risco acrescido de eles fugirem logo nos primeiros dias depois de mudar de casa.

Assim sendo, deve esperar que o seu gato se sinta bastante confortável no seu novo lar antes de deixá-lo sair à rua novamente. Durante as primeiras saídas, esteja sempre por perto e vigilante. Deixe-o passear por um curto período e chame-o com snacks.

Quando perceber que o seu gato já está familiarizado com o novo espaço interior e exterior, já pode deixá-lo sair sem ter a sua vigilância.

Sara Paiva
Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Susana Valente

Susana Valente

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Ver artigos

Deixe o seu comentário