O que é e para que serve um Centro de Dia para idosos?

Sara Paiva
Sara Paiva |  
Apoio domiciliário |  07 março 2024 |  
6 min. de leitura
várias pessoas fazem exercício em centro de dia para idosos

O Centro de Dia para idosos é um espaço dedicado à terceira idade, onde os idosos podem conviver, realizar atividades e jogos e receber cuidados básicos, como alimentação, tratamento e cuidado de roupas, banho, entre outros, durante o dia.

Num momento em que a população está cada vez mais envelhecida e com dificuldades em garantir apoio familiar numa idade mais avançada, os centros de dia surgem como uma resposta válida para disponibilizar apoio aos idosos que, de outra forma, dificilmente conseguiriam ter uma vida plena e teriam de estar longe do seu meio sociofamiliar.

Estes espaços evitam que o idoso tenha de ser institucionalizado num lar, ou, pelo menos, adiam a sua institucionalização, uma vez que asseguram os serviços básicos a idosos que tenham condições físicas e psicológicas para permanecer nas próprias residências de forma segura.

O que é um Centro de Dia para idosos?

O Centro de Dia é um espaço dirigido ao cuidado de idosos durante o dia, proporcionando-lhes a resolução de necessidades básicas pessoais, socioculturais e terapêuticas, contribuindo para que estes se sintam integrados na sociedade e ativos.

Assim, estes espaços são uma resposta social ao envelhecimento populacional, contribuindo para que os idosos possam permanecer no seu meio familiar o máximo de tempo possível.

Os idosos podem permanecer nos Centros de Dia, geralmente, entre as 8h30 e as 18h00, fazendo as refeições no local e podendo, inclusive, tratar da higiene pessoal (especialmente aqueles que já não o conseguem fazer eficazmente sozinhos).

Alguns Centros de Dia estão abertos também aos sábados, embora com horário reduzido (9h30 às 14h00).

Para que serve o Centro de Dia?

A institucionalização em lares acaba por afastar a pessoa do seu círculo familiar e do meio em que se sente seguro e confortável. Nesse sentido, a procura por alternativas deve ser priorizada, na medida em que a saúde mental do idoso é mais preservada quando este está na sua casa (ou na casa dos familiares) e próximo das pessoas que conhece (não só da família, mas também de vizinhos e amigos, por exemplo).

O Centro de Dia veio dar resposta a muitos dos problemas sentidos pela população da terceira idade, permitindo que estes tenham as suas necessidades básicas atendidas, assim como potencia e promove a convivência, a integração, assim como a participação dos idosos na vida social, melhorando a sua autoestima.

Quais os serviços disponibilizados nos Centros de Dia?

Os Centros de Dia disponibilizam uma série de serviços para assegurar o bem-estar dos idosos, não só serviços de cuidados básicos, como serviços que estimulem a cognição, a integração e o convívio inter e intrageracional.

Assim, os idosos podem usufruir de:

  • Refeições (pequeno-almoço, almoço, lanche e, em alguns casos, jantar – levam a refeição para casa)

  • Atividades de estimulação cognitiva e atividades de estímulo à motricidade, mantendo e melhorando as capacidades intelectuais e físicas dos idosos, melhorando a sua autonomia, assim como prevenindo lesões e atrofias

  • Atividades de animação e jogos que se aproximam dos interesses, necessidades e habilidades dos idosos, fazendo com que estes tenham os seus tempos livres ocupados de forma dinâmica e lúdica

  • Transporte (caso seja necessário)

  • Higiene pessoal (banho, higiene oral, entre outros)

  • Tratamento de roupas (caso o idoso queira)

  • Articulação com os serviços de saúde locais (incluindo o acompanhamento, caso necessário, a consultas)

  • Apoio em deslocações ao exterior, sempre que solicitado

  • Passeios e visitas guiadas

  • Convívio intergeracional, promovendo o intercâmbio entre diferentes gerações e incentivando a partilha de saberes e vivências com os mais novos

  • Aquisição de produtos de apoio à funcionalidade

  • Prioridade na admissão em ERPI (Estrutura Residencial para Idosos – Lares)

Centro de Dia para idosos – Preços

O Centro de Dia cobra uma mensalidade ao idoso, de acordo com os serviços contratados, e varia conforme a situação económica do agregado familiar. Os valores variam, igualmente, entre Centros de Dia da Segurança Social e Centros de Dia privados (sendo que estes últimos apresentam o seu valor fixo).

Geralmente, o valor-base destes espaços inclui: refeições, higiene pessoal, atividades lúdicas, cognitivas e motoras. O transporte, tratamento de roupas, acompanhamento a consultas e outros espaços externos à instituição podem ser contratados mediante um acréscimo no valor da mensalidade.

Os Centros de Dia disponibilizam vários serviços que asseguram a independência e autonomia dos idosos, na medida do possível, permitindo que estes permaneçam na sua residência, ou dos seus familiares, o máximo de tempo que conseguem, evitando a sua institucionalização em ERPIs.

Assim, o Centro de Dia atua como uma resposta social, promovendo o bem-estar dos idosos e melhorando a sua qualidade de vida.

Sara Paiva
Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Susana Valente

Susana Valente

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Ver artigos

Deixe o seu comentário