Como reduzir o lixo doméstico? 9 Ideias simples, mas eficazes

Susana Valente
Limpezas |  03 janeiro 2023 |  
10 min. de leitura
Mulher de camisola lilás, na cozinha, a separar lixo orgânico e a pensar como reduzir o lixo doméstico.

Não há volta a dar no que se refere à preservação da saúde do nosso planeta: é preciso aprender a reduzir o lixo que produzimos. Mas se é fácil dizê-lo, parece algo bem complicado de se conseguir.

Vivemos, atualmente, num ciclo de consumismo que nos leva a comprar demasiadas coisas, bem como a desperdiçar muitas, a comer demais e a deitar fora grandes quantidades de comida.

Contudo, é possível sair desse ciclo vicioso e basta dar alguns passos simples como formas de reduzir o lixo que domina as nossas vidas.

Cabe a cada um de nós essa responsabilidade, enquanto indivíduos conscientes e empenhados em contribuir para um mundo melhor. Temos o dever de reduzir a nossa pegada ecológica e isso passa, em primeiro lugar, pelo que fazemos nas nossas casas.

Assim, vamos deixar-lhe algumas dicas preciosas, e bem simples, de como reduzir o lixo doméstico.

9 Ideias para reduzir o lixo que produz em sua casa

Esta é, antes de mais, uma pequena batalha contra si próprio - afinal, o mais difícil de mudar são os nossos hábitos, ou melhor dizendo, aqueles "vícios" que nos consomem os dias.

De qualquer modo, estas ideias para reduzir o lixo são bem simples e fáceis de aplicar. Estamos certos de que conseguirá, já hoje, implementar uma delas, pelo menos, na sua vida. Vamos a isso?

1. Reduza o desperdício de alimentos

Uma das principais formas de reduzir o lixo doméstico passa por evitar o desperdício de comida. Este é um dos grandes problemas do mundo, sobretudo se pensarmos que há quem viva com fome - e quem morra de fome!

Assim, uma boa forma de evitar desperdícios, neste campo, passa por planear as refeições da semana, comprando apenas os produtos necessários para o efeito. Assim, não estará a comprar alimentos que acabará por não usar e que poderão perder a validade, ou estragar-se.

Durante o planeamento do menu de refeições da semana, faça uma lista de compras do que precisa de comprar. E depois pode até preparar essas refeições com antecedência, o que lhe facilitará toda a rotina para os dias seguintes.

Aproveite para ler: Guia Meal Prep: como organizar refeições da semana

Pode também fazer compostagem dos seus restos de comida - será ótimo para fertilizar as suas plantas, ou o seu jardim.

2. Utilize sacos reutilizáveis

O plástico está a tornar-se proibido em vários países e a tendência é que os sacos feitos neste material se tornem inexistentes. Mas pode, desde já, investir em sacos reutilizáveis que, de resto, são cada vez mais habituais em todo o lado.

Este pequeno passo que pode dar sempre que vai às compras é uma das principais formas de reduzir o lixo doméstico. E até já existem sacos específicos nos próprios supermercados para colocar a fruta, por exemplo, o que torna tudo mais prático.

3. Livre-se de produtos descartáveis na cozinha (ou tente usar cada vez menos)

Há vários produtos que nos habituamos a utilizar na cozinha e que tornam a nossa vida mais fácil. Pense, por exemplo, no papel de cozinha, no papel de alumínio, na película aderente ou nas benditas toalhitas que servem para limpar tudo!

É difícil imaginar uma vida sem este tipo de itens. Mas pode, gradualmente, tentar usá-los cada vez menos. No caso das toalhitas e do papel de cozinha, pode optar antes por panos de microfibra que pode ir lavando e reutilizando.

No caso do papel de alumínio e da película aderente, já existem também sacolas de lanche laváveis que permitem manter a comida fresca enquanto também está a reduzir o lixo que produz.

4. Evite usar garrafas de água e copos plásticos descartáveis

É bem fácil, e até charmoso, carregar o seu café, ou o seu chá, numa garrafa de água reutilizável e térmica, para manter as suas bebidas quentes, ou frias, conforme o seu desejo.

Esta fórmula está a tornar-se generalizada, pois cada vez mais pessoas entendem que as garrafas de água plásticas são péssimas para o ambiente. De resto, em Portugal, é perfeitamente saudável beber água da torneira em casa, pois esta é controlada.

Assim, evite comprar e usar garrafas de plástico para lá do necessário. E o mesmo se aplica a copos plásticos descartáveis, seja para tomar o seu café, seja para as "festinhas" dos miúdos. Há opções reutilizáveis que podem ser ainda mais divertidas!

5. Tente não usar produtos químicos nas limpezas

Quando limpamos a nossa casa, pegamos no “kit” de limpezas que inclui, muitas vezes, produtos químicos para tirar gorduras ou deixar as superfícies a brilhar. Mas já pensou nos “custos” que isso traz para o ambiente?

Além dos plásticos desses produtos, há a considerar ainda os produtos químicos, muitas vezes tóxicos, que incluem.

Assim, procure alternativas mais sustentáveis. Produtos como o bicarbonato de sódio, o vinagre e o azeite, entre outros, podem ser ótimos truques caseiros, por exemplo, para limpar prata.

Precisa de ajuda nas limpezas? Encontre aqui

6. Pague as contas sem faturas em papel

Atualmente, é muito fácil pagar as contas pela Internet, sem que seja preciso imprimir papéis. Esse é um excelente passo para reduzir o lixo doméstico e, logo, a nossa pegada ecológica.

Aproveite, assim, para alterar os seus extratos e/ou faturas em papel para o formato eletrónico que pode receber por email até de forma mais célere e imediata.

Para facilitar os pagamentos, pode organizar um calendário online ou configurar pagamentos automatizados, ou por débito direto - será uma boa forma de evitar esquecimentos.

7. "Recicle" roupas velhas, troque-as ou venda-as

É sempre bom, e necessário, renovar o armário, adquirindo roupas novas e substituindo as mais velhas, ou que já não nos servem. Mas e que tal reciclar algumas peças antigas?

No caso de certos materiais, pode valer a pena levá-las a uma costureira para lhes dar uma nova vida - evitando o desperdício de tecidos.

Mas também pode doar roupas velhas a instituições, para que sejam reaproveitadas por outras pessoas. Ou mesmo vendê-las a lojas de segunda mão, ou entregá-las à consignação para as trocar por outras roupas, igualmente usadas, que sejam mais do seu agrado.

Já existem sites e apps dedicados à venda de roupas e de outros produtos em segunda mão. Só precisa de os procurar online.

Veja ainda: 21 Hábitos de consumo sustentáveis que pode adotar já em 2023

8. Seja responsável a deitar "lixo eletrónico" fora

Os equipamentos informáticos como computadores, televisores e telemóveis, entre outros, facilmente se avariam, ou precisam de ser substituídos. Mas não pense em deitá-los para o lixo comum!

Veja que este tipo de dispositivos tem componentes que podem conter produtos químicos potencialmente perigosos, e nocivos para o ambiente.

Assim, procure colocar o seu "lixo eletrónico" em locais adequados. Algumas Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia têm serviços de recolha de "monstros", tais como máquinas de lavar roupa e louça, ou frigoríficos.

Além disso, algumas lojas fabricantes e revendedoras de equipamentos eletrónicos também têm programas próprios de recolha deste tipo de dispositivos, para reciclagem.

9. Dê uma "segunda vida" aos seus móveis antigos

Se tem móveis antigos de que precisa de se descartar, que tal dar-lhes uma "segunda vida", doando-os a quem precisa? Pode ser a uma instituição local, por exemplo.

Existem, inclusive, algumas organizações de solidariedade que tratam da recolha de móveis usados, recuperando-os e vendendo-os depois a quem esteja interessado.

Precisa de deitar mobília fora? Tomamos conta por si

Reciclar é uma das principais formas de reduzir o lixo

Pode parecer algo bastante óbvio, certo? Mas sabia que ainda há pessoas que não reciclam? É mesmo verdade!

A reciclagem é fundamental como forma de reduzir o lixo doméstico. Por isso, procure realizar o processo com todo o cuidado e cumprindo os princípios fundamentais.

Assim, tente sempre reutilizar e reciclar em todas as ocasiões, separando os resíduos e os materiais da maneira correta.

Saiba mais: Como fazer reciclagem corretamente?

Todas as decisões que tomamos na nossa vida têm mais ou menos impacto no planeta. Assim, temos de ser bem conscientes dos nossos gestos, especialmente dentro de casa.

Não precisa de pensar em decisões drásticas, nem repentinas. Pode começar devagarinho, adaptando as suas rotinas e pensando em como reduzir o lixo doméstico de forma progressiva, mas consistente. Afinal, se cada um de nós der o seu pequeno contributo, toda a humanidade ficará a ganhar.

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Sara Paiva

Sara Paiva

Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Ver artigos

Deixe o seu comentário