Tudo o que precisa de saber sobre a esterilização de cães

Susana Valente
Pet sitting |  17 abril 2023 |  
10 min. de leitura
Quatro cães de raças diferentes olham para cima, num fundo rosa, com duas mãos a segurar um deles e a preparar a esterilização de cães.

A esterilização de cães é um procedimento cada vez mais habitual, mas continua a motivar muitas dúvidas. Será que o meu cão vai sofrer? Como se faz? E será mesmo bom para a sua saúde? É disso tudo que vamos falar já de seguida...

A esterilização de cães é obrigatória no caso das raças potencialmente perigosas, mas o procedimento é também recomendado no caso dos animais que, em teoria, não envolvem riscos. É uma forma de controlar a população animal, evitando ninhadas não planeadas.

Contudo, o procedimento também pode ajudar a evitar o aparecimento de alguns problemas de saúde, nomeadamente de doenças do sistema reprodutor.

Além disso, tem influência no comportamento social do seu animal de estimação.

Mas antes de esterilizar o seu cão, deve reunir toda a informação possível sobre o processo. E é isso que lhe vamos contar já de seguida.

Como é feita a esterilização de cães?

É uma intervenção cirúrgica que tem por objetivo impedir que o animal se reproduza, ou seja, que tenha filhotes.

Assim, a esterilização de cães é uma castração que passa pela retirada dos órgãos reprodutores do animal - nos cães, são removidos os testículos enquanto nas cadelas, extraem-se os ovários e, em alguns casos, também o útero.

Trata-se de um procedimento de rotina que é considerado simples. Apesar disso, pode ser mais complexo nas cadelas, uma vez que envolve métodos mais invasivos com um corte ao longo da barriga.

Deve ser sempre feita por um médico veterinário e em instalações devidamente adequadas para o efeito. Tenha em atenção que, apesar de não ser um processo complicado, é uma operação e é preciso garantir que o seu cão não sofrerá qualquer infeção pós-operatória.

Quando deve ser feita?

A esterilização de cadelas deve avançar antes de terem o seu primeiro cio, isto é, por volta dos 6 meses de idade em animais pequenos e lá para os 12 meses nos de médio e grande porte.

Porém, pode ser feita após o primeiro cio e, nesse caso, deve realizar-se cerca de 4 meses depois de se verificar essa fase no animal.

Já a idade recomendada para a esterilização dos cães ronda os 12 meses, devendo ocorrer antes de atingirem a puberdade.

Em qualquer dos casos, estes números são apenas indicativos. O melhor mesmo é consultar um médico veterinário que poderá apontar-lhe a altura ideal para que o seu cão seja sujeito a este procedimento.

Encontre um veterinário ao domicílio perto de si

Essa consulta com um profissional de saúde é essencial, pois é preciso avaliar o estado geral de saúde do seu cão antes de avançar para a operação. Até porque há sempre riscos associados que é preciso ponderar.

Saiba mais: Vacinas para cães: Quais são as que o seu patudo deve tomar?

O meu cão vai sofrer?

Esta é uma preocupação de muitos donos de animais. Será que o meu patudo vai sofrer? Dói muito?

A intervenção cirúrgica é feita com anestesia para garantir que o seu cão não tem dores durante o procedimento.

Além disso, o animal receberá medicação adequada para as dores no pós-operatório, para reduzir o desconforto, e também para ajudar à recuperação.

No caso das fêmeas, pode levar mais tempo a recuperar e, por isso, podem precisar de medicação para mais dias. Mas o médico dar-lhe-á todas essas indicações, bem como a nota dos medicamentos certos para que o seu cão sofra o menos possível.

O preço da esterilização de cães é elevado?

Os valores praticados dependem de clínica para clínica, ou de veterinário para veterinário. Mas é preciso considerar que, nesta operação, habitualmente o animal não fica internado. Assim, pode regressar a casa logo que passe o efeito da anestesia.

Esse dado torna o custo do procedimento menos elevado, uma vez que o internamento é um dos fatores que pode acabar por ter mais peso na fatura no que se trata dos cuidados veterinários a animais.

Em todo o caso, se esta é uma preocupação para si, contacte vários médicos e procure informar-se sobre os preços. Mas não comprometa a saúde do seu animal escolhendo um local sem condições só por ser mais barato.

Existe esterilização de cães gratuita?

Há programas municipais regulares de esterilização de animais de companhia que costumam envolver cães e gatos. Só precisa de ter atenção aos anúncios das Câmaras Municipais e das Juntas de Freguesia para as datas em que vão ocorrer.

As entidades públicas investem fundos nesta área porque a proliferação de ninhadas de animais, sem controle, é um problema de saúde pública.

Assim, é permitido aos munícipes com menores recursos financeiros terem acesso à esterilização de cães gratuita, ou a preços reduzidos. Os beneficiários dos escalões 1 e 2 do abono de família, bem como titulares do Rendimento Social de Inserção, do subsídio de bonificação por deficiência e do Complemento Solidário para Idosos, ou ainda desempregados, podem ter acesso ao serviço sem pagar nada.

Mas a Ordem dos Médicos Veterinários também tem em marcha o programa Cheque Veterinário que se destina a apoiar famílias carenciadas e a proteger animais em risco. Este cheque é atribuído pelas Câmaras Municipais e/ou Juntas de Freguesia e visa apenas casos identificados por estas.

Veja ainda: O que é a leishmaniose canina e como detetar?

Mas quais são, afinal, as vantagens da esterilização de cães?

Há vários benefícios que é preciso considerar na hora de sujeitar um animal de companhia a este tipo de operação. Não sendo nada muito complexo, nem arriscado, sempre é uma cirurgia, envolvendo anestesia, o que tem alguns riscos.

Em última análise, é preciso ponderar o que é que o seu cão tem a ganhar. Antes de mais, precisa de colocar na balança o facto de os cães esterilizados poderem viver mais tempo. É que o procedimento ajuda a prevenir algumas doenças, nomeadamente tumores nos testículos, na próstata, nos ovários e nas mamas.

Por outro lado, evitam-se certos comportamentos perigosos. A época do cio pode ser terrível para os cães, nomeadamente para aqueles que conseguem fugir de casa. Assim, podem acabar envolvidos em lutas graves com outros animais, na disputa por uma fêmea.

No caso das cadelas, serem disputadas por vários machos pode ser menos interessante do que, eventualmente, estará a pensar!

Comportamentos sociais

Além das questões de saúde física, é também preciso considerar os comportamentos sociais dos animais. A esterilização dos cães ajuda a controlar a sua agressividade, o que pode facilitar a inserção social do animal.

Por outro lado, resolve o incómodo da urina por todo o lado. A marcação de território é algo instintivo nos cães e é um verdadeiro pesadelo para os donos.

Por mais truques e produtos que se usem, mais limpezas que se façam, é difícil para um cão perder esse hábito. Mas com a castração, isso resolve-se.

O nascimento de filhotes indesejados é outra grande razão para esterilizar uma cadela, sobretudo quando as pessoas não têm condições para ter mais animais em casa.

E quais são as desvantagens?

Como em tudo, existe sempre o reverso da moeda. A esterilização de cães também tem efeitos indesejados, sendo que o aumento de peso é um dos mais habituais.

Sem aquele instinto primitivo reprodutor, o animal perde agressividade e acaba também por ter tendência a aumentar de peso. Por isso, é importante cuidar para que o seu patudo tenha uma alimentação adequada.

E não se esqueça de o levar a passear - fazer exercício com ele é fundamental para que seja saudável. E, já agora, também ajuda a que se exercite com ele!

Alguns cães também podem ter problemas hormonais ou urinários, nomeadamente incontinência, depois de um processo de esterilização.

Que cuidados ter após a esterilização de cães?

Após a cirurgia, o médico veterinário vai deixar-lhe indicações sobre tudo o que deve fazer, para poder ajudar o seu animal a recuperar da forma devida.

O médico deverá recomendar o uso de um colar isabelino para evitar que o cão mexa na ferida. Entre as indicações que lhe dará, estará o cuidar de manter a sutura limpa e desinfetada.

O conforto do animal deve ser uma das suas prioridades. Mas também deve ter atenção a eventuais alterações estranhas na ferida, ou a reações imprevistas do seu patudo.

Em qualquer caso, antes de partir para a esterilização de cães desfaça todas as dúvidas com um médico veterinário que será a pessoa especializada para dar os melhores conselhos - em nome da saúde do seu mais-que-tudo.

Espreite também: Como e onde fazer o registo de criador de cães?

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Sara Paiva

Sara Paiva

Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Ver artigos

Deixe o seu comentário