Tudo o que precisa de saber sobre a esterilização de gatos

Susana Valente
Pet sitting |  01 fevereiro 2023 |  
9 min. de leitura
Gato branco em cima de árvore, talvez com receio da esterilização de gatos.

A esterilização de gatos é um processo que deve ocorrer antes da maturidade sexual destes animais de companhia. Mas porque é que se faz? Na verdade, é algo que pode trazer vários benefícios aos felinos, em particular às gatas.

Contudo, antes de tomar esta decisão, o ideal é mesmo conversar sobre o assunto com um médico veterinário, até para tirar todas as dúvidas. Quanto mais informação tiver em mãos, mais confortável e seguro se sentirá com o procedimento.

Mas vamos, então, entender tudo o que é fundamental saber sobre o tema - em nome do bem-estar dos nossos queridos bichos!

Como é feita a esterilização de gatos?

O processo de esterilização de gatos envolve, na maioria das vezes, a retirada cirúrgica dos ovários e do útero nas fêmeas, e dos testículos nos machos. Contudo, o procedimento pode ter algumas variações, por exemplo, havendo apenas a retirada dos ovários.

Antes da cirurgia, é fundamental conversar com um veterinário para perceber o que pode ser feito e qual será a melhor solução para o seu "bichinho".

Além disso, previamente à operação, também é preciso fazer uma consulta preparatória, nomeadamente para realizar análises e exames. Só depois disso é que o veterinário deverá avançar para a cirurgia.

A esterilização é feita com o animal sob anestesia geral. O gato operado também deve receber anti-inflamatórios e um antibiótico de toma única para prevenir infeções.

Porque se faz?

Este processo de esterilização de gatos pretende evitar que as gatas se reproduzam. Mas também ajuda a controlar a carga de hormonas das fêmeas e dos machos e, portanto, a impedir alguns dos comportamentos indesejáveis associados à época do cio.

Nesta fase, os gatos assumem comportamentos que pretendem atrair companheiros para acasalar. Assim, podem miar intensamente durante vários dias, urinar com frequência em objetos para "marcar território" e esfregar-se nas coisas e nas pessoas.

No caso dos machos, a situação pode ser ainda mais complicada, caso fujam para o exterior da habitação, acabando por envolver-se em lutas agressivas com outros animais. Isso pode resultar em ferimentos e sequelas terríveis.

Com a esterilização, estes comportamentos associados ao cio deixam de se manifestar.

Além dessas vantagens, também há estudos que indicam que o processo pode reduzir a possibilidade de as gatas desenvolverem tumores mamários. Também se reduzem as hipóteses de sofrerem de infeções uterinas.

Há ainda menores riscos de os gatos, tanto machos como fêmeas, contraírem algumas doenças como, por exemplo, Leucemia Felina e Síndrome de Imunodeficiência Felina.

E os animais também podem ficar mais dóceis, o que será um bónus extra para os seus donos.

Saiba mais: Vai mudar de casa com gatos? Descubra todos os cuidados a ter

Existem desvantagens?

A cirurgia atenua os instintos sexuais dos gatos. Ora, ficando mais dóceis e controlados, perdem o seu lado "selvagem" e tornam-se mais sedentários.

Por outro lado, o metabolismo basal, ou seja, o total de calorias gasto no desempenho de funções vitais como o bater do coração, também fica mais reduzido.

Estes dois fatores aliados podem levar ao aumento de peso, o que pode ser prejudicial para a saúde do seu gato.

Por isso, depois da esterilização, deve ter especial cuidado com aquilo que o seu gato come. E não é só você que precisa de exercício físico: ele também!

Deste modo, é importante que faça exercício com o seu gato. Brinque com ele! E se não tiver disponibilidade, pense em contratar serviços de pet sitting que lhe podem dar uma ajuda preciosa!

Encontre o Pet Sitter ideal

É doloroso?

Trata-se de uma cirurgia que é feita com o gato sob anestesia geral. Portanto, durante a operação não sentirá dor.

Após o procedimento, o veterinário deverá dar medicação ao seu gato para que este sinta menos dor, e para aliviar qualquer incómodo que ele possa sentir.

Além disso, o médico receitará anti-inflamatórios e analgésicos para que você dê em casa ao seu "bichinho", para reduzir o desconforto.

Habitualmente, o processo é mais complicado para as gatas que podem precisar de mais dias para se recuperarem. Mas, atualmente, existe medicação adequada que ajuda a tornar tudo menos doloroso.

Cuidados no pós-esterilização de gatos

A recuperação após a cirurgia depende sempre de cada caso, pois nem todos os gatos reagem da mesma forma. Mas o mais habitual é que todos se sintam um pouco sonolentos logo após o procedimento.

Contudo, nas horas seguintes, devem voltar ao seu normal.

Na primeira noite a seguir à esterilização, é aconselhável que fique junto do seu gato, para estar atento a eventuais sinais que possam preocupar.

Nas gatas, como o processo é mais complexo, a recuperação também demora mais. Mas os medicamentos receitados pelo veterinário vão ajudar.

Também é importante que a gata use um colar adequado para não lamber, nem morder, a zona dos pontos. Sim, ela precisará de levar alguns pontos - e se não forem daqueles que são reabsorvidos pelo próprio corpo, será preciso uma consulta para os retirar.

Deve ir aos check-ups que o médico marcará para os dias seguintes à cirurgia. Essas consultas vão ser essenciais para avaliar a evolução da recuperação, e para detetar eventuais problemas.

Além de tudo isso, é igualmente fundamental que os animais fiquem dentro de casa enquanto se recuperam. Mas ao cabo de uns 10 dias, é provável que já possam sair à rua - siga as recomendações do seu veterinário.

Saiba mais: Quais as vacinas para gatos que são recomendadas?

Quais são os preços da esterilização de gatos?

Não existe uma tabela fechada, com valores únicos. Os preços dependem sempre de vários fatores, incluindo do próprio local onde decorre a esterilização, bem como das condições específicas de saúde do gato.

Mas, por norma, o preço inclui a cirurgia e a medicação pós-operatória. Algumas clínicas cobram ainda os exames e as análises que sejam feitas à parte, e até o transporte, caso seja necessário. Mas o melhor é mesmo pedir informações no local antes da operação.

Esterilização de gatos gratuita existe?

As Câmaras Municipais e as Juntas de Freguesia promovem, de forma regular, programas de apoio à esterilização de animais de companhia, incluindo cães e gatos.

Estas ações surgem porque o excesso destes animais pode ser um problema de saúde pública. Portanto, o principal alvo são animais errantes, nomeadamente colónias de gatos.

Mas, muitas vezes, qualquer cidadão pode também esterilizar o seu animal no âmbito das campanhas. Nesses casos, tem de pagar um valor que é definido por cada município.

Há ainda municípios que promovem campanhas de esterilização de gatos gratuitas, e também de cães, para pessoas com maiores dificuldades financeiras. Habitualmente, os destinatários destas campanhas são beneficiários dos escalões 1 e 2 do abono de família, do Rendimento Social de Inserção, do subsídio de bonificação por deficiência e do Complemento Solidário para idosos, ou ainda desempregados.

Outro apoio disponível é o Cheque Veterinário, um programa da Ordem dos Médicos Veterinários que se destina a apoiar os municípios, no âmbito da saúde de animais em risco, e que também apoia famílias carenciadas.

Há uma altura ideal para fazer a esterilização de gatos?

Sim, há alturas mais adequadas para fazer o procedimento. Normalmente, deve ser feito antes de os animais atingirem a sua maturidade sexual - ou seja, no caso das gatas, antes de serem capazes de ter crias.

Assim, a fase ideal é entre os quatro e os seis meses dos felinos. Mas alguns veterinários fazem o processo logo a partir dos dois meses. Contudo, tudo depende também dos ciclos do cio da fêmea.

A cirurgia também pode ser feita para lá dos seis meses.

Em qualquer caso, a altura ideal para a esterilização de gatos deve sempre ser planeada com um médico veterinário. Afinal, com a saúde não se brinca - e o seu amor de quatro patas merece todo o cuidado.

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Sara Paiva

Sara Paiva

Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Ver artigos

Deixe o seu comentário