Como dar banho a idosos acamados? Há 5 passos essenciais

Susana Valente
Apoio domiciliário |  09 janeiro 2024 |  
10 min. de leitura
Mulher a conversar com um idoso deitado numa cama e a conversar sobre como dar banho a idosos acamados.

Saber como dar banho a idosos acamados pode ser desafiante e exige cuidados muito particulares. Mas é uma tarefa que não se pode descuidar, pois é fundamental para manter a higiene e o conforto, e para evitar infeções.

O envelhecimento vem com muita sabedoria, mas também com uma degradação física gradual que requer cuidados específicos. Assim, pode ser preciso realizar certos ajustes, como adaptar a casa para idosos, tomando precauções para facilitar a mobilidade, por exemplo.

Nas situações mais complicadas, as pessoas podem ficar acamadas, o que requer ainda mais atenções. E quando um idoso não consegue sair da cama com segurança para tomar banho, é preciso zelar para que a sua higiene não se deteriore.

Se não houver uma lavagem corporal regular, pode ganhar feridas que, por sua vez, podem infetar, o que será péssimo para a sua saúde.

Assim, saber como dar banho a idosos acamados é uma parte essencial do trabalho de um cuidador. Mas nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso mesmo, deixamos, de seguida, algumas dicas importantes para que o processo corra da melhor forma.

Como dar banho a idosos acamados em 5 passos

Não há uma "fórmula" mágica para conseguir completar esta missão da melhor forma. Mas todos desejam conseguir um resultado eficiente com a maior delicadeza possível. Nesse sentido, há alguns passos essenciais que lhe vamos indicar de seguida para manter uma boa higiene do idoso acamado.

Infográfico com 5 passos de como dar banho a idosos.

1º Passo: Reúna os produtos e equipamentos necessários

Antes de tudo o mais, é importante que reúna todos os itens de que precisa para dar o banho ao idoso. Isto passa por ter os equipamentos certos, mas também os produtos de higiene mais adequados.

Nos casos de peles mais sensíveis, ou com problemas dermatológicos, é preciso escolher produtos e objetos que não agravem as maleitas já existentes.

Tendo isso mente, vai precisar dos seguintes itens:

  • Recipiente grande com água morna

  • Sabonete, sabão ou gel de banho adequado

  • Panos ou esponjas

  • Champô e amaciador (se for necessário)

  • Toalha seca

  • Loção ou creme hidratante

  • Roupa limpa, incluindo roupa interior

  • Fraldas

  • Pente e outros produtos específicos para o cabelo

  • Desodorizante.

Se o idoso for homem, não se esqueça dos utensílios de barbear, incluindo uma loção para cuidar da pele.

Em alguns casos, pode ser mais adequado dar um banho seco ao idoso. Neste caso, recorra a toalhitas humedecidas, mas tenha o cuidado de escolher as que sejam mais adequadas para a pele da pessoa.

2º Passo: Prepare o ambiente e o idoso

Trate de garantir que o espaço onde vai dar banho ao idoso esteja aquecido e sem correntes de ar. Pense também em proteger o colchão com uma toalha, ou outro tecido, para evitar que fique húmido, ou mesmo molhado.

Depois de preparar o ambiente, ajude o idoso a sentar-se na cama, ou a colocar-se numa posição que facilite a lavagem, caso não se consiga sentar.

Se a cama for articulada, eleve-a para uma altura confortável que proteja as suas costas. Afinal, ainda vai demorar algum tempo na tarefa.

Não se esqueça de conversar com o idoso, explicando-lhe cada passo, para que se sinta confortável e seguro.

3º Passo: Comece a lavar do rosto para os pés 

Agora que já está tudo preparado, destape apenas a área do corpo que vai lavar no imediato. Isto vai evitar que o idoso passe frio, mas também o deixará mais protegido em termos de privacidade.

Comece a lavar o rosto, as orelhas e o pescoço do idoso usando um pano, ou uma toalha, húmidos. Use um sabão, ou um sabonete, neutro para evitar causar ardor na pele.

Siga depois para as mãos e os braços, o tronco, sem esquecer a barriga, as costas e as virilhas. Lave as pernas e, finalmente, os pés. Vá limpando bem, mantendo as cautelas referidas anteriormente.

Evite esfregar com demasiada força, pois isso pode ser muito desconfortável para o idoso. E vá perguntando se está a doer ou se está a ser desagradável.

4º Passo: Limpe as regiões íntimas

Quando se concentrar nas áreas íntimas, tenha o cuidado de usar uma toalha ou um pano limpos. E pode ser boa ideia trocar a água, uma vez que a zona genital pode ser sensível a fungos.

Na limpeza desta região, faça sempre movimentos da frente para trás, para evitar levar bactérias do ânus para a vagina, ou para o pénis.

Precisa de Apoio Domiciliário? Encontre aqui

5º Passo: Seque o idoso e vista-o

Retire todos os vestígios de sabão da pele e do cabelo do idoso. É importante que não deixe restos que podem ser agressivos para a pele, causando lesões e desconforto.

Seque bem a pele, usando toalhas macias, sem esquecer as dobras e os vincos, pois a humidade pode criar gretas dolorosas.

Coloque uma loção, ou um creme hidratante, adequado para a pele do idoso. É importante hidratar a pele, sobretudo se tiver alguma tendência para desenvolver eczemas.

Ajude a pessoa a vestir-se, ou vista-a, colocando roupas limpas e fraldas novas, caso sejam necessárias.

Finalmente, trate de garantir que o idoso fica confortável, ajustando a altura da cama articulada - se for o caso - e a posição da almofada.

Como lavar o cabelo na cama

Este pode ser um dos maiores dilemas no que toca a saber como dar banho a idosos acamados. É importante lavar integralmente os cabelos, pelo menos, uma vez por semana.

Mas, a meio da semana, pode usar um champô seco para evitar que os cabelos fiquem oleosos, feios e desconfortáveis.

Quanto ao processo em si, coloque toalhas debaixo da cabeça e dos ombros do idoso, e coloque outra sobre os ombros. Em alternativa, pode usar uma capa de cabeleireiro ou algo semelhante.

Também pode usar um recipiente que facilite o processo. Há equipamentos que existem para esse efeito e que permitem ao idoso apoiar a cabeça para facilitar a lavagem.

Depois deve pentear o cabelo para retirar eventuais nós e desenlaçar os emaranhados. Utilize um borrifador para molhar os cabelos com água morna e uma pequena quantidade de champô.

Massaje o cabelo desde o couro cabeludo até às pontas, lavando bem toda a superfície da cabeça. De seguida, retire o champô usando um borrifador com água morna.

Após limpar muito bem o cabelo, removendo todos os vestígios do champô, enrole a cabeça numa toalha seca. Depois, use um secador de cabelo numa temperatura suave para não queimar o idoso.

Leia ainda: Descanso do cuidador: saiba como evitar o burnout

Dicas adicionais de como dar banho a idosos acamados

O momento do banho também é uma boa altura para inspecionar a pele do idoso, procurando eventuais feridas ou vermelhidão, ou outros sinais que exijam atenção.

As dobras cutâneas e as áreas ósseas devem ser especialmente analisadas e cuidadas em termos de limpeza, para evitar a acumulação de sujidades.

Além desses cuidados, deve planear o banho, nomeadamente se a movimentação do idoso lhe causar dor. Nestes casos, o ideal é dar-lhe um analgésico e esperar que este faça efeito antes de iniciar o banho.

Tenha também o cuidado de manter os banhos como uma rotina frequente, e trate de trocar a roupa da cama regularmente. Como a pessoa passa a maior parte do tempo na cama, os lençóis podem acumular suor, cabelos, migalhas e restos de comida.

Aproveite o momento do banho para cortar, aparar e lixar as unhas. Estas devem estar bem cuidadas, pois podem representar vários riscos para a saúde dos idosos. Se acumularem sujidades e bactérias, podem passar para a pele quando o idoso se toca ou se coça e isso pode causar infeções.

Lavar os dentes corretamente após as refeições é outro cuidado de higiene importante. E, se for possível, promova o uso do fio dental.

A par da higiene pessoal do idoso, é igualmente importante manter o espaço onde este fica bem limpo e arrumado. O excesso de pó pode provocar coceiras, espirros e dificuldades respiratórias. Além disso, restos de comida podem atrair pragas como formigas, por exemplo.

Manter um quarto arrumado e bem arejado também ajuda a reforçar o bem-estar mental e emocional da pessoa.

Assim, mais do que saber como dar banho a idosos acamados, deve ter uma visão abrangente sobre a saúde física e mental da pessoa. Isso vai ajudar a melhorar a sua qualidade de vida. E não se esqueça de ser paciente e gentil.

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Sara Paiva

Sara Paiva

Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Ver artigos

Deixe o seu comentário