9 Razões para deixar o seu gato com um cat sitter

Susana Valente
Pet sitting |  26 abril 2023 |  
10 min. de leitura
Gato alaranjado com laço vermelho ao pescoço e a olhar para cima para o cat sitter, com orelhas erguidas e muito atento.

Por que deixar o seu gato sozinho em casa se pode recorrer a um cat sitter? Conheça as vantagens de contratar um profissional de cat sitting para quando precisa de viajar...

Os gatos são animais tão especiais quanto avessos às mudanças. Não é fácil que estes animais de companhia se adaptem a novas pessoas e, por isso, pode ser difícil deixá-los para trás quando vamos de férias, ou temos de nos ausentar por motivos profissionais.

A boa notícia é que já há especialistas em cat sitting que podem cuidar do seu gatinho sem que ele sinta, de forma dramática, a sua ausência. Deste modo, vamos apresentar-lhe as vantagens de contratar um cat sitter.

9 Motivos para deixar o seu gato com um cat sitter

É certo que os gatos são animais muito independentes. Ao contrário dos cães, por exemplo, tomam banho sozinhos e sabem onde devem fazer as suas necessidades, sem que seja preciso levá-los à rua. Por isso mesmo, é fácil deixá-los sozinhos por uma noite.

Contudo, se ficarem abandonados à sua sorte por um dia ou mais, podem ficar traumatizados. Assim, o cat sitter pode ter um papel importante a fazer companhia ao seu gato, garantindo que ele recebe tudo o que precisa - e é mais do que apenas comida e água.

Mas se ainda tem dúvidas quanto a contratar, ou não, estes profissionais, descubra as razões que justificam que o seu dinheiro será bem gasto - tudo em nome da saúde do seu mais que tudo!

1. Atender a todas as necessidades do seu gatinho

A comida e a água são necessidades básicas que é preciso garantir, claro está. Se tiver que ausentar-se durante vários dias, será muito importante ter quem as satisfaça por si.

Mesmo com poucos dias de ausência, pode sempre acontecer algum acidente - como, por exemplo, entornar a água. Assim, será fundamental ter quem esteja atento a isso quando não o consegue fazer.

Além disso, pode ser necessário dar algum medicamento ao seu gato, pelo que é importante ter alguém responsável a cuidar disso.

E depois, seja no inverno, seja no verão, é sempre preciso ter atenção ao bem-estar e conforto do seu animal de estimação. Pode ser preciso garantir que o seu gato não passa frio, ou que não está a sufocar de calor.

Descubra: 6 Medidas para proteger os animais do calor

O cat sitter poderá cuidar de todos estes fatores, para que as suas férias tenham a tranquilidade que merece - ou para se conseguir concentrar no seu trabalho!

Procura um cat sitter? Encontre aqui

2. Exercício físico e estímulos mentais

O seu gato pode aborrecer-se muito se ficar sozinho em casa durante muito tempo. Estar sempre enrolado, a dormir, sem ninguém para o acarinhar, vai acabar por cansá-lo. É nessas alturas que se pode tornar "perigoso", destruindo coisas aí por casa, só porque precisa de se entreter.

Os gatos adoram "caçar" - é dos seus instintos primitivos felinos! Por isso, é importante levá-los a libertarem essa energia, incentivando brincadeiras e jogos.

O cat sitter pode fazer esse papel, entretendo o seu gato e apresentando-lhe estímulos físicos e mentais benéficos para a sua saúde e o seu bem-estar.

3. Atenção e amor

Há pessoas que acreditam que os gatos não gostam assim tanto de carinhos! Isso deve-se ao seu espírito mais aventureiro e independente. Mas eles precisam de tanto carinho quanto os cães.

É evidente que talvez não queiram "festinhas" o tempo todo. Isso pode ser aborrecido. Contudo, precisam de atenção e de amor, algo que um cat sitter também pode dar.

Estes profissionais podem assegurar que o seu animal não fica carente se tiver que se ausentar durante algum tempo.

4. Os gatos não gostam muito de mudanças

Em algumas circunstâncias, levar o seu gato consigo pode ser uma hipótese. Em alternativa, pode pensar em deixá-lo nalgum "hotel para gatos" enquanto vai para fora. Mas deve ponderar o facto de os gatos não gostarem muito de mudanças.

Tirar um gato do seu "ninho" de conforto, ou seja, da casa a que está habituado, pode ser muito stressante para ele. Só esse passo de o colocar numa caixa de transporte pode ser assustador!

Fique a par: Vai mudar de casa com gatos? Saiba todos os cuidados a ter

Além disso, se o colocar nalguma instalação de acolhimento de animais, terá de conviver com outros bichos estranhos em espaços que não conhece. E pode também apanhar doenças, mesmo que tenha todas as vacinas em dia.

Se contratar um profissional de cat sitting, não será exposto a nada disso, mantendo-se em perfeita segurança na casa que tão bem conhece e onde se sente tranquilo e protegido.

Leia ainda: Quais as vacinas para gatos que são recomendadas?

5. Afasta problemas e porcarias no seu regresso

Se deixar o seu gato sozinho em casa, o mais provável é que encontre várias coisas para resolver quando regressar. A sujeira será uma das mais aborrecidas, mas também pode encontrar objetos partidos ou estragados.

Todas essas chatices podem evitar-se com a contratação de um cat sitter que acabará a cuidar do seu animal, mas também da sua casa.

A limpeza da caixa de areia é uma dessas tarefas que poderá ser assegurada por este profissional, evitando maus cheiros e estragos na sua casa. Deste modo, quando voltar, poderá matar saudades do seu bichinho sem ter que se preocupar com limpezas desagradáveis!

6. Evita fugas

Os gatos são conhecidos como uns verdadeiros artistas das fugas! Muitas vezes, nem percebe como é que o seu fugiu de casa. Em qualquer caso, podem sempre dar as suas escapadinhas, nomeadamente se se sentirem desconfortáveis ou aborrecidos.

Se tiver um especialista de cat sitting a cuidar do seu animal, as hipóteses de fuga são reduzidas. E essa é mais uma garantia de que o seu animal estará em segurança!

Espreite também: Tudo o que precisa de saber sobre a esterilização de gatos

7. Mantém a sua casa segura

O cat sitting é útil não apenas para cuidar do seu gato, como já realçámos antes. Também é uma forma de zelar pelos objetos que mais estima em casa, pois pode ajudar a evitar que o seu animal parta coisas, ou que estrague tapetes e cortinados com as suas unhas afiadas.

Afinal, não quer voltar para ver parte da sua casa destruída!

Um cat sitter pode oferecer os estímulos certos ao seu gato para que não se interesse pelos seus bens domésticos, distraindo-se com os brinquedos adequados.

Além disso, pode também tratar de outras questões práticas, como regar plantas, e até dar sinais da presença humana para afastar eventuais assaltantes.

Saiba mais: Como preparar a casa para animais de estimação? Os 8 passos essenciais

8. Ajuda a controlar pragas

Os insetos e os animais roedores podem aproveitar-se do silêncio da casa, sem a sua presença, para se instalar por lá. Só precisam de encontrar forma de entrar e de ter acesso a comida para se tornarem num problema sério!

Contudo, a presença de um cat sitter vai demovê-los, assustando-os com a sua presença.

Certos roedores, como ratos, ou as baratas podem ser um risco para o seu gato, transmitindo-lhe doenças. No caso das ratazanas, podem também causar-lhe ferimentos com as suas unhas.

Portanto, o cat sitting é um serviço que serve também de vigilância para evitar o aparecimento de pragas.

9. Paz e tranquilidade

A certeza de que o seu gato está bem cuidado, e de que a sua casa está protegida, vai dar-lhe uma paz de espírito ideal para gozar em pleno as suas férias - ou para conseguir fazer o seu trabalho como deve ser!

Essa tranquilidade é uma mais-valia importante e não tem preço, certo? Até porque também está em jogo a saúde do seu bichinho.

Gato bebé cinzento e de olhos azuis deitado à espera do profissional de cat sitting.

Escolha um cat sitter em quem possa confiar

Agora que já entendeu quais são as vantagens de apostar num profissional de cat sitting só tem de escolher o melhor para cuidar do seu gato.

Como em todas as áreas, há sempre pessoas que fazem melhor o seu trabalho do que outras. Portanto, tenha em atenção as credenciais de quem contratar.

Além disso, faça a sua pesquisa somente em sites credíveis, para evitar entregar o seu gatinho nas mãos de pessoas que nada sabem de cat sitting.

Veja um cat sitter como uma ama a quem entregaria o seu bebé. É essencial que seja alguém em quem possa confiar a 100 por cento para cuidar do seu mais-que-tudo como ele merece.

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Sara Paiva

Sara Paiva

Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Ver artigos

Deixe o seu comentário