Como preparar a casa para animais de estimação? 8 Passos essenciais

Susana Valente
Pet sitting |  06 março 2023 |  
10 min. de leitura
Gato bebé de olhos verdes e pelo castanho a espreitar por entre lençóis com o dono a preparar a casa para animais de estimação.

Preparar a casa para animais de estimação pode ser mais complexo do que se imagina - e causar grande ansiedade. Por isso mesmo, temos aqui um guia com dicas essenciais para que tudo corra bem.

Adotar um cão ou um gato pode mudar as nossas vidas para melhor! Mas aquele primeiro momento em que o acolhemos em casa, pode causar muita ansiedade. Para que lide com isso da melhor forma, vamos deixar-lhe algumas recomendações de como preparar a casa para animais de estimação.

Muito provavelmente, o seu novo "mais-que-tudo" estará também nervoso com a chegada a um espaço que lhe é estranho. Assim, precisa de saber como é que o pode manter confortável, ajustando a sua casa às necessidades do animal.

Se nunca teve animais de estimação, o desafio pode ser ainda maior, pois não faz ideia sequer do que será preciso para acolher um cão, ou um gato, em casa.

Deste modo, fique com o seguinte guia de dicas que vão ajudar muito a reduzir a ansiedade do momento - e a garantir que tudo vai correr bem.

Descubra ainda: O que diz a lei sobre ter animais em condomínios?

Preparar a casa para animais de estimação em 8 passos

Acolher um animal de estimação em casa é, mais ou menos, como receber um novo bebé. É preciso adequar os espaços às necessidades e rotinas deles. Portanto, é essencial seguir uma série de cuidados.

Para tornar tudo mais fácil, vamos indicar-lhe quais são os 8 passos fundamentais para preparar a casa para animais de estimação...

1º Passo: Prepare um espaço adequado para o seu animal

Antes de tudo o mais, tem de decidir qual será o local "pessoal" do seu animal. Onde é que ele ficará a dormir? Qual será o cantinho dele aí em casa? Vai poder andar por todo o lado ou estará limitado a uma zona específica?

A resposta a estas perguntas é fundamental para poder organizar devidamente o lugar. Trata-se de manter o seu animal seguro e confortável. Mas também precisa de pensar na dinâmica da casa e no conforto de todos os que lá vivam.

Logo que tenha respostas claras para estas questões, deve preparar o cantinho do animal de modo a que este se sinta em casa.

Também precisa de avaliar questões práticas, para garantir que a sua casa se mantém segura e cuidada. Imaginando que vai acolher um gato, por exemplo, não deve colocá-lo num local com cortinas muito compridas, pois é provável que o animal se pendure nelas e acabe por rasgá-las.

Além disso, também há plantas que podem ser prejudiciais para cães e gatos. Portanto, evite colocá-los em espaços onde estas existam.

Saiba mais: Plantas de interior fáceis de cuidar - 6 espécies para ter em casa

2º Passo: Proteja a sua casa

Este é outro passo fundamental para garantir que não há acidentes indesejáveis. Assim, trate de proteger a sua casa em nome da segurança do animal, mas também das suas coisas.

Tenha especial cuidado com objetos de decoração que possam ser perigosos, ou que o animal possa partir facilmente ou engolir.

Avalie se os seus caixotes do lixo estão bem fechados, ou se podem ser abertos de forma fácil pelos animais.

Mantenha medicamentos, substâncias venenosas e/ou perigosas e produtos de limpeza fora do alcance do seu bichinho.

Trate de isolar os cabos elétricos para que não exista o risco de serem mordidos, danificados ou de se enrolar neles.

E feche a tampa da sanita, pois o seu animal pode vê-la como uma grande tigela de água apetitosa!

3º Passo: Junte muitos brinquedos para entreter o seu bichinho

Na hora de preparar a casa para animais de estimação, é importante ter uma boa "coleção" de brinquedos para os entreter.

Com gatos é essencial ter novelos de lã, e outros objetos, para se distraírem.

No caso dos cães, por exemplo, precisam de ter algo para mastigar, para que não andem a roer os sapatos aí de casa! Isso é especialmente importante quando são mais jovens, quando os seus dentinhos estão a desenvolver-se e precisam de atenção contínua.

Cão deitado de olhos tristonhos a ver o dono a preparar a casa para animais de estimação.

4º Passo: Reúna tudo o que poderá precisar quanto a objetos e suprimentos

Antes de trazer o seu animal para casa, vai precisar de ter com que o alimentar. Por isso, abasteça-se com comida adequada para a sua idade.

Mas também é importante que siga o mesmo tipo de alimentação que o animal já estava a receber, pelo menos nesta fase de adaptação à sua casa. Mudar repentinamente poderá criar uma ansiedade extra indesejável ao seu peludo.

Também deve reunir um stock de objetos fundamentais para o seu dia-a-dia. Estamos a falar de itens como coleiras, trelas, caixa de areia, areia para gatos e "arranhadores", entre outros.

Trate de avaliar de que tipo de coisas vai precisar, conforme as atividades e a rotina do seu animal, para estar devidamente preparado para o acolher.

5º Passo: Cuide da segurança das suas portas e janelas

Conforme viver num apartamento, ou numa casa, terá de zelar pela segurança das suas portas e janelas. Pode ser importante ter telas de proteção nas janelas para evitar, por exemplo, que o seu gato salte e se magoe.

No caso das portas, avalie se vale a pena ter "travas" para impedir que os animais as abram.

É importante ter em conta o entorno da sua habitação, para perceber o que é que o animal pode ou não fazer, e o que lhe quer permitir que faça, para tomar as devidas medidas de proteção.

Espreite também: 4 Passos para fazer o registo de animais domésticos

6º Passo: Decida onde é que o seu animal ficará durante o dia

Já pensou onde é que vai deixar o seu animal de estimação enquanto estiver a trabalhar? Esse é um dado muito importante, sobretudo se tiver um cão, pois estes animais precisam de exercitar-se e são muito mais inquietos do que um gato, por exemplo.

Se tiver um jardim, este passo pode não ser problemático. Mas caso não tenha, avalie muito bem onde é que o animal poderá ficar seguro, sem dar em maluco e sem lhe destruir a casa.

Se estiver preocupado com o seu bichinho e não tiver certezas quanto à opção tomada, pode sempre contratar serviços de Pet Sitting, até para fazer companhia ao seu animal por algumas horas enquanto trabalha.

Precisa de quem cuide do seu patudo?
Veja aqui

7º Passo: Crie regras e tarefas

Ter um animal de estimação não envolve apenas carinho e amor. Também deve incluir regras básicas que são essenciais para manter uma rotina saudável. Isso é ainda mais importante quando há crianças em casa.

Assim, procure definir um conjunto de regras básicas para que todos os membros da família as cumpram. Essas regras devem incluir onde é que o animal pode, ou não, ir e o que é que ele pode fazer aí por casa, ou até mesmo onde deve dormir.

Além disso, é preciso também atribuir tarefas para que todos ajudem a cuidar do animal e da casa. Sem regras e sem responsabilidades repartidas, ter um animal de estimação em casa pode ser um verdadeiro caos!

8º Passo: Pense em investir num purificador de ar

Os pelos dos animais de estimação a pairar por casa são uma preocupação para muitas pessoas. Algumas até desistem de os acolher só por causa disso. Mas há sempre a possibilidade de comprar um purificador de ar.

Há alguns modelos pensados especificamente para casas com animais de estimação que podem ajudar a reduzir a dimensão deste problema.

Saiba mais: Tudo o que precisa de saber sobre a esterilização de gatos

Preparar a casa para animais de estimação exige muito amor

Os primeiros dias de um novo animal em sua casa podem ser desafiantes. Deve preparar-se, desde já, para um árduo período de adaptação - tanto para o seu patudo, como para si e para toda a família.

Se estiver a acolher um cão ou um gato bebé, prepare-se para os choros durante a noite. É assim mesmo, como acontece com os bebés humanos!

E da mesma forma que se recomenda a pais e mães recentes, não deve levar o seu patudo para a cama, para o acalmar. O ideal é que o conforte no seu espaço, dando-lhe carinho para que se sinta plenamente seguro na sua nova casa.

Assim, preparar a casa para animais de estimação é, no fundo, o primeiro gesto de amor que terá para com o novo elemento da sua família. É um passo decisivo para garantir a felicidade do seu "mais-que-tudo" de quatro patas.

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Sara Paiva

Sara Paiva

Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Ver artigos

Deixe o seu comentário