Quais os benefícios da fisioterapia na Terceira Idade?

Susana Valente
Apoio domiciliário |  08 setembro 2023 |  
9 min. de leitura
Mulher idosa de cabelos brancos, deitada em maca, sem camisola, a receber massagem nas costas em sessão de fisioterapia na Terceira Idade.

A fisioterapia na Terceira Idade pode ser essencial para que os idosos consigam viver a vida ao máximo. Mas esta área da ciência em saúde nem sempre é muito valorizada.

Celebra-se a 8 de setembro o Dia Mundial da Fisioterapia, uma área da saúde que se dedica a recuperar, reabilitar e prevenir incapacidades resultantes de problemas físicos e funcionais, de doenças e acidentes, ou ainda do envelhecimento.

À medida que envelhecemos, o nosso corpo sofre diversas mudanças que podem influenciar, de forma significativa, a nossa saúde e o nosso bem-estar. Com o passar dos anos, vamos perdendo mobilidade, flexibilidade e força.

Assim, até as tarefas mais básicas do dia a dia podem ficar dificultadas. E é aqui que entra a fisioterapia na Terceira Idade como uma solução que oferece diversos benefícios. Neste artigo, vamos abordar, precisamente, a importância de um dos tipos de fisioterapia que mais pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos idosos.

Mas o que é a fisioterapia na Terceira Idade?

A fisioterapia é uma "ciência da saúde" que se dedica à prevenção, controle e reabilitação de várias condições. Assim, pode passar por cuidar da osteoartrite ou da recuperação de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras situações.

Muitas vezes, estamos a falar de condições associadas ao envelhecimento, o que realça como a fisioterapia na Terceira Idade, ou fisioterapia gerontológica, ou geriátrica, pode melhorar decisivamente a vida das pessoas mais velhas.

Esta área foca-se, sobretudo, na mobilidade e nas funções musculoesqueléticas, recorrendo a diversas técnicas e exercícios físicos. O objetivo é prevenir, diagnosticar e tratar problemas relacionados com lesões, doenças ou com a degradação típica do envelhecimento.

Encontre aqui serviços de fisioterapia ao domicílio

A importância da fisioterapia gerontológica e geriátrica

No caso dos idosos, a fisioterapia desempenha um papel crucial na abordagem dos vários problemas físicos resultantes da idade e, portanto, na promoção de um envelhecimento saudável.

Enquanto vamos ficando mais velhos, o nosso corpo perde força, flexibilidade e equilíbrio. Isso pode dificultar os gestos do dia a dia e também aumentar o risco de quedas, e um declínio no bem-estar geral.

Assim, a fisioterapia gerontológica surge como uma solução com intervenções personalizadas para melhorar as capacidades funcionais dos idosos. Um dos aspetos mais importantes desta intervenção é o aumento da independência da pessoa para conseguir manter as suas tarefas diárias sem precisar de apoio domiciliário.

Mas a fisioterapia na Terceira Idade também pode ajudar a controlar a dor crónica, um problema bastante comum entre os mais velhos. Isso pode incluir terapia manual, terapia com calor ou frio, e alongamentos, entre outros métodos.     

Intervenção feita à medida  do idoso   

A atuação de um fisioterapeuta também pode incluir exercícios personalizados para melhorar o equilíbrio, a coordenação e a força muscular. Essa intervenção pode ajudar muito a prevenir quedas e, consequentemente, lesões que podem ser muito graves em pessoas idosas.

A fisioterapia gerontológica pode ainda ter um papel determinante na recuperação de cirurgias, ou ainda dar uma ajuda preciosa nos casos de hospitalização domiciliária. Nesses processos, é normal que os idosos sofram um declínio nas suas funções físicas e na força muscular. Mas com a ajuda de fisioterapeutas podem retomar mais facilmente as suas rotinas diárias.

Além disso, a fisioterapia na Terceira Idade pode desempenhar um papel vital no caso de doenças crónicas como, por exemplo, as cardiovasculares, a diabetes, a artrite e a osteoporose. Através de exercícios e técnicas de respiração, os idosos podem assumir o controle sobre a sua saúde e melhorar o seu bem-estar.

Leia ainda: Atividades e jogos para idosos que ajudam a viver mais e melhor

Benefícios da fisioterapia na Terceira Idade

Já vimos que a fisioterapia gerontológica e geriátrica pode melhorar substancialmente a qualidade de vida dos idosos. Tem, nomeadamente, uma intervenção fundamental ao nível das funções musculoesqueléticas, cujos problemas podem complicar muito a mobilidade.

Mas vamos sistematizar mais em detalhe alguns dos benefícios que esta forma de terapia oferece na velhice com cinco pontos essenciais.

1. Controle da dor

A dor crónica é uma dificuldade comum das pessoas mais velhas e, em alguns casos, pode ser tão limitadora a ponto de afetar as tarefas diárias.

A fisioterapia gerontológica pode ajudar a reduzir a dor através de diversas técnicas, como a já referida terapia manual, mas também a terapia térmica e a estimulação elétrica.

Contudo, para ser mais eficaz, o fisioterapeuta precisa de abordar a causa da dor, para poder proporcionar um alívio duradouro, minimizando a necessidade de analgésicos.

2. Mobilidade e equilíbrio

A fisioterapia na Terceira Idade pode ajudar a melhorar a mobilidade e o equilíbrio, reduzindo o risco de quedas. Os terapeutas usam exercícios e técnicas específicas para aumentar a força, a flexibilidade e a coordenação.

Neste processo, os idosos também podem recuperar a confiança na sua capacidade de se movimentarem com segurança, o que beneficia a sua independência.

3. Saúde cardiovascular

As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de mortalidade em idosos. Mas a intervenção da fisioterapia geriátrica, nomeadamente com exercícios aeróbicos e condicionamento cardiovascular, podem melhorar a saúde do coração.

De resto, com a prática regular de atividades físicas, as pessoas mais velhas podem reduzir o risco de doenças cardíacas e manter um sistema cardiovascular saudável.

4. Função respiratória

Os problemas respiratórios podem tornar-se mais graves com o avançar da idade, provocando dificuldades em respirar e reduzindo a capacidade pulmonar. A fisioterapia respiratória também pode ajudar neste campo, com exercícios e técnicas que ajudam a fortalecer os músculos pulmonares.

E com a melhoria da saúde pulmonar, melhora também a qualidade de vida de idosos com doenças respiratórias, como a doença pulmonar obstrutiva crónica.

5. Reabilitação pós-cirurgia

A recuperação de cirurgias a partir de certas idades pode revelar-se mais complicada. O pior é que, à medida que envelhecemos, também aumentam as possibilidades de termos de sujeitar-nos a operações cirúrgicas diversas. Mas, mais uma vez, a fisioterapia gerontológica pode ter um papel importante na recuperação pós-operatória.

O fisioterapeuta intervém com um programa de exercícios adequados à pessoa e à sua situação, ajudando-a a recuperar a força, a mobilidade e a flexibilidade. Mas também contribui para melhorar os resultados da cirurgia e para reduzir a necessidade de cuidados continuados no futuro.

Mulher idosa de olhos fechados e touca branca na cabeça, recebe terapia manual de mãos com luvas rosa em sessão de fisioterapia gerontológica.

Fisioterapia geriátrica e gerontológica também ajuda ao bem-estar mental

Para além dos benefícios físicos, a fisioterapia pode igualmente ter um impacto positivo no bem-estar mental e emocional dos idosos. Os cuidados personalizados e a atenção que recebem durante as sessões de terapia ajudam a aumentar a sua autoconfiança.

Por outro lado, pode reduzir a ansiedade e a depressão, um problema recorrente em muitos idosos, melhorando o seu bem-estar mental.

De resto, a atividade física em geral promove uma sensação de alegria, motivando a libertação de endorfinas, hormonas que têm um poder analgésico e que estão associadas ao prazer e à felicidade.

As sessões de fisioterapia geriátrica também podem proporcionar uma sensação de companheirismo e de apoio, reduzindo os sentimentos de solidão e de isolamento que são frequentes em idosos.

Um envelhecimento mais ativo com a fisioterapia na Terceira Idade

Como vimos, a fisioterapia oferece inúmeros benefícios aos idosos, desde o controlo da dor à melhoria da mobilidade e do equilíbrio, da saúde cardiovascular e respiratória e do bem-estar geral.

Mas este tipo de assistência médica também pode ter um papel decisivo na promoção do envelhecimento ativo, pois ajuda a otimizar as funções físicas e mentais do idoso. E, apesar da degradação natural do corpo, com o recurso à fisioterapia na Terceira Idade pode aproveitar-se a vida ao máximo!

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Sara Paiva

Sara Paiva

Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Ver artigos

Deixe o seu comentário