Limpar sofá: descubra estes truques para cada material

Sara Paiva
Sara Paiva |  
Limpezas |  07 junho 2023 |  
11 min. de leitura
limpar sofá

O verão está a aproximar-se e é a altura ideal para se fazerem limpezas maiores e mais profundas, aproveitando para limpar coisas que não têm uma higienização regular ao longo do ano, como limpar o sofá.

Dependendo do tecido do sofá, existem formas de o limpar distintas e mais adequadas. Nesse sentido, é importante saber como limpar o seu sofá de acordo com o tecido para evitar que este fique com manchas, desgastado ou estragado.

Veja aqui o que fazer para ter o seu sofá limpo e cheiroso com truques e dicas úteis para cada tipo de tecido.

Como limpar sofá de tecido?

Os sofás de tecido são tidos como os mais difíceis de limpar, pois geralmente ficam manchados, especialmente se forem de cores claras. No entanto, seguindo alguns truques, é possível deixá-lo limpo e com um cheiro agradável.

Antes de mais nada, aspire bem o sofá para retirar o pó que se vai entranhando nas fibras do tecido.

O vinagre é um grande aliado na limpeza de sofás de tecido. Ele elimina bactérias e é incrível para retirar sujidades e pequenas manchas. Assim, experimente fazer o seguinte:

  1. Misture 250 ml de vinagre branco em 1 L de água morna

  2. Mergulhe um pano na mistura anterior, torça e passe em todo o sofá

  3. Depois deixe o sofá secar num ambiente arejado

Como limpar sofá de tecido muito sujo / manchado?

Se o seu sofá de tecido está muito sujo e/ou manchado, é importante que a limpeza seja feita mediante a sujidade que apresenta. Ou seja, para cada tipo de sujidade existem produtos mais adequados. Assim, atente nos seguintes métodos:

  • Gordura e refrigerantes – Esfregue o local sujo com um pano humedecido na espuma do detergente da louça

  • Caneta – Humedeça uma esponja macia em vinagre branco e esfregue suavemente no local sujo de caneta

  • Café e vinho – Água tónica ou gaseificada podem fazer milagres em manchas de vinho e café. Basta colocar a água por cima da mancha e, sem esfregar, coloque papel de cozinha por cima.

Como limpar sofá de tecido bege?

Se tem um sofá de tecido bege, branco, ou outra cor clara, o ideal é utilizar a técnica do bicarbonato de sódio para não correr o risco de ficar manchado.

Para tal, basta polvilhar todo o sofá com bicarbonato de sódio e deixar atuar por 30 minutos. Coloque mais bicarbonato nas regiões que têm manchas. Depois aspire para retirar o bicarbonato e a sujidade.

Saiba ainda: Como limpar vidros? 8 Receitas para deixá-los a brilhar

Como limpar sofá de tecido com Vanish?

O Vanish é um dos melhores produtos para lavar sofás de tecido e é muito fácil de usar.

Para higienizar com Vanish espuma, basta borrifar ao longo de toda a superfície do sofá e passar um pano limpo e seco, fazendo movimentos circulares e suaves. Por fim, é só deixar secar e depois aspirar.

Se optar pelo Vanish shampoo manual, misture uma parte de Vanish para nove partes de água fria até que surja espuma. Com uma esponja ou escova macia, lave o sofá com a espuma, sem molhar em demasia. Depois deixe secar e aspire o sofá.

O Vanish Oxi Action é ideal para retirar manchas mais difíceis. Para usá-lo, basta borrifar a zona manchada e deixar atuar entre um e cinco minutos. Depois lave normalmente o sofá. Note que não deve utilizar este produto em sofás de veludo e outros materiais cuja limpeza húmida não é adequada.

Como limpar sofá de tecido com vinagre e bicarbonato?

O vinagre e o bicarbonato são ótimos para retirar maus odores de tecidos. Por isso, se quer limpar o seu sofá de tecido e deixá-lo com um cheiro agradável, experimente fazer o seguinte procedimento:

  1. Misture um litro de água, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, 500 ml de vinagre branco, 250 ml de álcool e uma colher de sopa de amaciador da roupa de sua preferência

  2. Coloque a mistura anterior num borrifador

  3. Borrife o sofá a uma distância de, no mínimo, 40 cm

  4. Deixe secar num ambiente arejado

Melhores produtos para limpar sofá de tecido

A gama Vanish é, com toda a certeza, uma das melhores no que diz respeito a produtos de limpeza de sofás e carpetes.

No entanto, se quer resultados igualmente eficazes e com menos gastos, o vinagre, bicarbonato de sódio e o álcool são excelentes. Estes eliminam ácaros e bactérias, retiram odores e deixam o seu sofá com aspeto de novo.

Leia também: Como organizar a casa? 8 Dicas de arrumação e organização

Como limpar sofá de veludo?

Mais uma vez, o vinagre entra aqui como o rei da higienização de sofás. No caso do veludo, é comum ter-se algum receio de usar qualquer tipo de produto, pois é um tecido que mancha facilmente.

Se tem um sofá de veludo, experimente a seguinte técnica:

  1. Misture 1 L de água morna, duas colheres de sopa de vinagre branco e três gotas de detergente da louça

  2. Humedeça um pano na mistura anterior e passe em todo o sofá

  3. Passe um pano seco e limpo

  4. Deixe secar em local arejado

Precisa de ajuda para limpar o seu sofá?
Encontre profissionais perto de si

Como limpar sofá de camurça?

O vinagre é, com toda a certeza, o melhor amigo na limpeza de sofás de camurça, pois ele é capaz de anular maus cheiros, retirar manchas e limpar de forma profunda a camurça.

Se tem um sofá deste material, experimente misturar 250 ml de água e 750 ml de vinagre branco num borrifador. Depois borrife o sofá e esfregue suavemente com um pano de flanela. Passe um pano molhado em água morna e depois seque o sofá usando um pano seco.

Pode, em alternativa, seguir os seguintes passos:

  1. Misture 1 L de água morna, duas colheres de sopa de vinagre branco e detergente da louça (bastam algumas gotas)

  2. Molhe uma escova macia na mistura anterior e passe no sofá

  3. Passe um pano seco e limpo para retirar a sujidade e o detergente

  4. Deixe secar em local arejado

Como limpar um sofá de suede?

O suede é um tecido muito parecido com a camurça e, por isso, deve ter alguns cuidados especiais para este não ficar manchado e para que se mantenha sempre com aquele aspeto acetinado.

Se tem um sofá de suede, experimente realizar os seguintes passos:

  1. Misture oito gotas de detergente neutro e 250 ml de água morna

  2. Mergulhe uma escova de cerdas macias na mistura anterior e esfregue as manchas e sujidade do sofá, sempre com movimentos circulares e suaves

  3. Humedeça um pano e passe no sofá para retirar o excesso de detergente

  4. Seque o sofá com um pano seco e limpo

Como limpar sofá a seco?

Existem vários produtos específicos para limpar tecidos a seco em casa. No entanto, um dos mais eficazes continua a ser o bicarbonato de sódio. Além de eliminar ácaros e bactérias, ele elimina maus odores.

Para a limpeza do sofá, espalhe o bicarbonato em todo o sofá e deixe atuar durante 30 minutos. Depois passe o aspirador em todo o sofá para retirar o bicarbonato e a sujidade.

Em alternativa, pode também utilizar álcool para a sua limpeza a seco. Para tal, encha um borrifador com água fria e álcool.

Borrife o tecido do sofá (não borrife tudo de uma vez, faça-o por partes) e esfregue com uma escova macia ou esponja em movimentos circulares. O álcool evapora muito rápido e por isso o sofá fica seco rapidamente.

Saiba também: Como limpar juntas de azulejos?

Qual o melhor produto para limpar sofá a seco?

O álcool e o bicarbonato de sódio são os dois produtos de eleição no que toca a lavagem de tecidos a seco. Eles higienizam em profundidade as fibras do tecido, eliminam maus odores e não danificam o seu sofá.

Existem também produtos no mercado que foram criados para a lavagem a seco de tecidos, mas tanto o bicarbonato como o álcool mostram-se muito eficazes e mais económicos.

Como limpar sofá de pele / couro?

A pele, ou couro, precisa de ser hidratada para que o tecido fique saudável e protegido. Além disso, a hidratação evita ter de fazer uma limpeza muito pesada no tecido, a qual pode danificá-lo.

Assim, aposte num bom hidratante de sofás de pele. Para a limpeza vai precisar somente de um pano húmido e detergente neutro.

Dicas extras para limpeza de sofá

Regra geral, os móveis estofados têm etiquetas, tal qual as peças de roupa, nas quais encontra as instruções de lavagem. O ideal é sempre seguir as indicações dadas na etiqueta para evitar danos no seu sofá.

Aprofunde: Saiba como distinguir os símbolos das etiquetas da roupa

É possível que encontre somente letras na etiqueta, as quais têm um significado específico no que diz respeito à lavagem. Regra geral, encontra as seguintes:

  • W – Deverá limpar o estofado com um pano húmido e com produtos criados para o efeito

  • P – Deve ser lavado a seco

  • F – Deverá contratar profissionais para fazer a limpeza do estofado

  • O – Pode lavar o sofá com água

Se o seu sofá, ou poltrona, tiver capas removíveis, basta retirá-las e colocá-las na máquina de lavar (ou mandar lavar a seco, caso indique na etiqueta).

Se vai utilizar um produto de limpeza novo, teste sempre antes numa pequena área, num local escondido, para perceber se o produto não causa manchas.

Se perceber que o seu estofado tem uma mancha, trate o quanto antes. Tal como as roupas, quanto mais tempo deixar a mancha, mais difícil será retirá-la.

Sara Paiva
Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Susana Valente

Susana Valente

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Ver artigos

Deixe o seu comentário