Como limpar estores de forma rápida? Veja dicas para os vários tipos

Susana Valente
Limpezas |  08 maio 2023 |  
10 min. de leitura
Folhas de planta verdes em frente a uma persiana entreaberta para mostrar como limpar estores.

Limpar estores pode ser bastante aborrecido, mas é necessário. Por isso, trazemos aqui dicas de como limpar estores de rolo, de plástico e de alumínio de forma rápida e eficiente.

Nas limpezas semanais da nossa casa, nem sempre dedicamos tempo a limpar estores. Esse é um procedimento que se pode realizar de forma menos regular, mas, ainda assim, é um trabalho que é preciso fazer!

Contudo, pode parecer algo aborrecido e muito demorado. É precisamente para lidar com isso que vamos deixar aqui algumas sugestões de como limpar estores que ajudam a tornar a tarefa mais rápida - e a garantir uma limpeza eficiente.

Será que preciso de ajuda profissional para limpar estores?

Não existem truques especiais que um profissional de limpeza use para cuidar das persianas. Até porque recorrem às mesmas ferramentas e técnicas que qualquer pessoa pode usar. Não há nenhum artefacto mágico que resolva o problema como por magia!

Contudo, sendo especialistas no assunto, é natural que consigam fazer a tarefa de forma mais rápida e eficiente. É uma questão de treino, acima de tudo.

E é certo que recorrer a este tipo de profissionais é um descanso! Ter quem faça o trabalho por nós, facilita tudo. Apesar de ter um custo associado, deve ponderar se essa não será a melhor opção no seu caso, sobretudo se tiver uma rotina muito ocupada.

Procura um profissional de limpeza?
Encontre aqui

Como limpar estores sem os retirar

Só a ideia de ter de retirar os estores para os poder limpar já dá dores de cabeça! É só pensar na quantidade de tempo e de energia que será preciso para isso. Mas a boa notícia é que se pode fazer uma limpeza eficaz sem os remover.

Todavia, a maneira mais fácil de limpar as persianas é evitar que fiquem demasiado sujas. Isso consegue-se limpando-as regularmente, de 15 em 15 dias, por exemplo. Desse modo, não deixará o pó acumular-se.

Essa limpeza regular é também importante para que os seus estores durem mais tempo. Quanto mais bem cuidadas, mais as suas persianas se aguentarão a funcionar como deve ser.

Deste modo, para que o processo flua sem problemas, e sem desperdiçar tempo precioso nisso, vamos deixar-lhe um passo a passo de como limpar estores de forma mais fácil...

1º Passo: Junte os materiais de limpeza necessários

A primeira coisa a fazer, para não perder tempo depois, é reunir todos os materiais e produtos de limpeza de que vai precisar.

Procure o aspirador e avalie que acessórios tem disponíveis, nomeadamente em termos de escovas, para ver quais serão mais adequados para limpar os seus estores.

Além disso, é importante que reúna detergentes de limpeza adequados, evitando produtos que contenham amónia, por exemplo, que pode danificar persianas de alumínio e de plástico.

Junte também panos de microfibra e um pequeno recipiente com água morna.

2º Passo: Feche os estores

Baixe totalmente as suas persianas, para que cubram todo o comprimento da janela. No caso de estores de alumínio e de vinil, será melhor não os fechar totalmente, pois ficam sobrepostos.

A ideia é deixar a superfície que precisa de ser limpa perfeitamente visível e ao alcance da mão.

3º Passo: Remova o pó

Trate de remover as poeiras acumuladas nos seus estores. Pode usar um pano de microfibra, ou um aspirador - ou ambos, conforme for mais eficiente e mais prático.

Em persianas verticais, inicie o processo de cima para baixo, limpando num movimento descendente. O princípio é o mesmo em estores horizontais, onde deve limpar de um lado para o outro. O objetivo é evitar que o pó caia em áreas já limpas.

Janelas de casa para mostrar como limpar estores de rolo

4º Passo: Limpe com um detergente adequado

Use um detergente que não danifique os seus estores para limpar toda a superfície visível. Pode, em alternativa, usar água morna com sabão.

Se recorrer a um detergente, borrifando as persianas, será conveniente que depois passe um pano molhado em água morna, para remover excessos. Termine passando um pano seco para um acabamento perfeito.

Quando se deparar com manchas difíceis de remover, pode recorrer a uma solução com detergente e vinagre branco. De seguida, passe um pano húmido e deixe secar ao ar.

5º Passo: Vire as persianas e repita

Quando terminar a limpeza de um dos lados dos estores, repita o processo do outro lado. Isto pode ser especialmente desafiante na parte externa das janelas situadas em andares mais altos. Mas se tiverem vista para a varanda, não será um problema.

Contudo, se não conseguir repetir o processo do lado de fora, não é um drama. Lembre-se sempre de colocar a sua segurança em primeiro lugar.

6º Passo: Limpe a área em redor

A limpeza das persianas vai, inevitavelmente, levar à acumulação de sujidade na área envolvente, nomeadamente no parapeito da janela. Portanto, não se esqueça de limpar essa parte também.

Use o aspirador para remover a poeira e quaisquer detritos acumulados. E, depois, passe um pano húmido com detergente para completar a limpeza.

Leia ainda: Limpezas de primavera: passo a passo

Como limpar estores de rolo muito sujos?

Para uma limpeza mais profunda de estores de rolo, é preciso retirá-los do respetivo suporte. Tenha muito cuidado a fazê-lo, para não danificar o dispositivo e para perceber como pode voltar a colocá-los no devido lugar.

É importante que tenha a certeza de como se podem retirar, e isso pode implicar consultar o fabricante ou fornecedor dos estores.

Depois de os retirar, exponha o tecido o mais solto possível para que a água consiga chegar a toda a superfície. De seguida, mergulhe-os numa banheira com água morna e sabão, deixando-os de molho.

Lembre-se de verificar, antes, de que material são feitas as suas persianas, para garantir que não serão danificadas no contacto com a água.

Após um "banho" de cerca de uma hora, verifique se os estores têm manchas, observando ambos os lados. Se for necessário, esfregue com cuidado, recorrendo a um pano e a um detergente adequado.

Depois disso, lave as persianas. Esvazie a banheira e enxague-as com água limpa. Deixe a escorrer e coloque-as a secar.

Só quando estiverem completamente secas é que deve voltar a colocá-las nos respetivos suportes.

Veja também: Como limpar os filtros do ar condicionado?

Como limpar estores de plástico manchados ou descolorados?

Os estores de plástico são uma solução muito versátil e durável, o que os torna muito procurados. Mas estão também entre os tipos de persianas mais fáceis de limpar, o que é ótimo!

Contudo, pode ser um desafio tirar manchas, ou deixá-los bonitos quando estão descolorados. Nestes casos, pode preparar uma solução com os seguintes ingredientes:

  • Água fria

  • Bicarbonato de sódio

  • Gotas de detergente.

Esfregue as persianas com esta mistura e deixe-a a atuar sobre elas durante cerca de 10 minutos. Passe, então, um pano molhado em água por elas, para retirar a solução. E seque-as com um pano de microfibra.

Pode ser necessário repetir o procedimento, caso as persianas estejam em bastante mau estado.

Há uma forma ideal de como limpar estores de alumínio?

Os estores de alumínio são também bastante duráveis, mas exigem cuidados específicos. É que alguns produtos químicos podem retirar o metal, danificá-lo ou descolorá-lo.

Assim, antes de usar qualquer produto na sua persiana, teste-o antes numa área mais escondida, para evitar estragos grandes.

Outra dica importante passa por seguir sempre as instruções de limpeza do fabricante. Desse modo, estará a evitar quaisquer riscos que ponham em causa o equipamento.

Durante o processo de limpeza, tenha muito cuidado para não deixar entrar água no trilho superior, pois isso pode levar ao mau funcionamento da persiana.

Saiba mais: Guia com 11 dicas para limpeza doméstica rápida

Antes de pensar em limpar estores, previna o pior

É inevitável: os estores atraem poeira e sujidade. Mas é possível atuar de forma preventiva, para evitar o pior cenário. Assim, comece por fazer uma limpeza regular para não ter que perder demasiado tempo a limpar estores.

Mas também pode colocar telas nas janelas, pois isso evitará que muitas das partículas transportadas pelo ar entrem em sua casa e se acumulem nas persianas.

Outra dica que deve seguir é nunca borrifar o produto de limpeza das janelas diretamente para estas. Faça-o antes para uma toalhita, ou para um pano, pois isso evitará que os salpicos do produto acabem nas persianas, atraindo poeira e sujidades.

Além de tudo isso, deve limpar estores com um espanador de pó, pelo menos, uma vez por semana. Isso vai evitar-lhe muitas chatices!

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Sara Paiva

Sara Paiva

Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Ver artigos

Deixe o seu comentário