Limpezas de primavera: passo a passo

Sara Paiva
Sara Paiva |  
Limpezas |  10 abril 2023 |  
10 min. de leitura
limpezas de primavera

A chegada da primavera traz dias mais quentes e solarengos, perfeitos para tratar de tudo o que deixámos para trás durante o inverno. As limpezas ficam prejudicadas nos meses de frio e chuva, até porque não conseguimos arejar a casa ou tratar de roupas, por exemplo. Assim, as limpezas de primavera são muito importantes, até para mantermos o ambiente doméstico saudável.

Se não sabe bem por onde começar, nem o que deve limpar nesta altura do ano, veja aqui tudo o que precisa fazer para manter a limpeza da sua casa em dia.

Limpezas de primavera – o que precisa de fazer?

A primavera é o momento ideal para fazer uma limpeza geral, uma vez que a casa passou o inverno fechada, sujeita a humidades e a tudo o que isso acarreta, como bolores e mofo, por exemplo.

Mas por onde começar? O que é realmente urgente fazer?

Arejar as divisões

Uma das primeiras coisas a fazer na primavera é abrir as janelas de casa para que todas as divisões possam arejar. Não precisa de deixar as janelas abertas durante todo o dia. Poderá deixar as janelas abertas apenas durante a manhã, ou durante a tarde.

Deixando as janelas abertas, vai libertar a sua casa da humidade do inverno e vai renovar o ar do interior das divisões.

Limpar o colchão

O colchão merece a nossa atenção, pelo menos, duas vezes por ano. Tanto na primavera, como no outono, devemos virar o colchão. No entanto, antes de virá-lo, aspire bem.

Pode também colocar bicarbonato de sódio em cima do colchão, deixando-o durante algumas horas e depois aspirar bem. O bicarbonato vai eliminar ácaros e bactérias, deixando o seu colchão sempre limpo.

Trocar roupa de inverno pela de verão

Os dias podem ainda não ser muito quentes, mas preparar o seu guarda-fato para os dias quentes é uma forma de poupar tempo nos meses seguintes. Assim, com a chegada da primavera, coloque as roupas de meia-estação e de verão nas gavetas de mais fácil acesso.

Caso tenha uma arrecadação, opte por guardar as roupas de inverno nesse local, libertando espaço no seu armário e cómodas.

Aproveite também para limpar as gavetas e o armário ao tirar de lá as roupas, assim como a separar peças que já não queira ou que já estejam muito velhas.

Caso utilize saquetas de cheiro ou anti-traças nos armários e gavetas, esta é a altura para trocá-las.

Retirar pelos de animais

Os nossos amigos de quatro patas são parte da nossa família e o amor que sentimos por eles é imenso. Mas não há como negar a quantidade abismal de pelos que eles largam em todos os cantos.

Nas limpezas de primavera, aproveite para retirar os pelos dos seus bichinhos de todos os tecidos, usando uma luva de borracha.

Lavar cortinas e tapetes

As cortinas e tapetes acumulam uma série de bactérias e ácaros. Como o inverno é muito chuvoso, a lavagem destas peças é sempre adiada. Nesse sentido, há que aproveitar a primavera para higienizá-las.

Aprofunde: Como lavar cortinados sem estragar?

Limpar filtros do ar condicionado

O ar condicionado precisa de ser limpo, pelo menos, duas vezes por ano. Aproveite o início da primavera para limpar ou trocar os filtros e lavar todo o aparelho.

Veja aqui: Como limpar os filtros do ar condicionado?

Aspirar sofás

É muito provável que limpe os seus sofás todas as semanas, mas é bem possível que não lhes faça uma limpeza em profundidade.

Aproveite a primavera para retirar as almofadas dos sofás (lavar as coberturas, se for o caso) e aspirar todos os cantinhos. Passe também um pano húmido para retirar qualquer sujidade acumulada.

Descubra: Truques e dicas para limpar sofás conforme o tecido

Lavagem das máquinas da louça e roupa

Devemos lavar as nossas máquinas (da louça e da roupa) duas vezes por ano. Existem algumas máquinas que já têm programas específicos para fazer a autolavagem. Se esse for o seu caso, coloque-as a lavar.

Caso não tenha programas de autolavagem, coloque-as para lavar, sem roupa e sem louça. Aproveite também para limpar os filtros e as borrachas da máquina.

Limpar candeeiros

É muito comum que a limpeza dos candeeiros seja esquecida, até porque não é algo que esteja sempre ao alcance dos nossos olhos. No entanto, estes devem ser limpos de tempos em tempos.

Assim, no início da primavera, limpe os candeeiros e aproveite para trocar lâmpadas que já tenham fundido.

Limpar o forno

O forno acumula muita sujidade, principalmente por causa das gorduras. Além da limpeza comum que faz depois de usá-lo, deve dedicar um bocado do seu tempo na limpeza de primavera para limpá-lo a fundo.

Utilize um detergente próprio para limpar o forno, ou opte por uma mistura de água com bicarbonato de sódio (neste caso, deixe a mistura atuar durante a noite).

Lavar esponjas

As esponjas também são daqueles utensílios que acumulam imensa sujidade. Nesse sentido, deve lavá-las com alguma regularidade. Durante a primavera, aproveite para higienizá-las com maior eficiência.

Para eliminar as bactérias das esponjas, coloque-as numa taça com água e sumo de limão e aqueça no micro-ondas durante um minuto.

Limpar livros

Quem tem livros sabe a quantidade de pó que acumulam no topo. Para manter a sua casa sempre limpa, aproveite a limpeza de primavera para limpar os seus livros. Retire-os das estantes, limpe o pó de cada um deles e limpe as prateleiras.

Lavar peluches e outros brinquedos

Se tem filhos, é muito provável que tenha um amontado de peluches e outros brinquedos em casa. Se, durante o inverno, é muito difícil lavá-los, a primavera é a altura ideal. Caso tenha brinquedos ou peluches que não podem ser lavados na máquina, passe um pano húmido e seque num local com sombra.

Lembre-se que estes objetos acumulam muita sujidade, pó, ácaros e bactérias e, portanto, devem ser lavados.

Limpe atrás dos móveis

Sabemos que o tempo é sempre muito curto e, como tal, nas limpezas semanais, é raro arrastarmos os móveis para limpar essa zona. Por isso, nas limpezas de primavera, arraste todos os móveis e aspire bem.

Limpar janelas e persianas

As janelas e as persianas passaram meses sem serem limpas. Portanto, está na hora de arregaçar as mangas e colocá-las a brilhar. Pode lavá-las com um pano húmido e detergente da louça.

Limpar o frigorífico

O frigorífico vai-se sujando com o uso. Por isso, de vez em quando é necessário fazer uma limpeza a todas as prateleiras e às portas (incluindo as borrachas). Aproveite as limpezas de primavera para limpar o frigorífico por dentro.

Limpar azulejos

Os azulejos da cozinha e da casa de banho acabam por acumular muita sujidade. Como tal, não se esqueça de limpar os azulejos com um pano húmido.

Tenha também o nosso Cronograma de Limpeza Doméstica Anual 2023

Dicas extras para as limpezas de primavera

As limpezas de primavera podem levar muito tempo, até porque falamos de uma limpeza a fundo. Além de tempo, envolve também muito esforço físico, uma vez que precisa limpar todas as divisões da casa.

Ter a ajuda de uma emprega doméstica pode fazer toda a diferença nesta altura do ano. Além de conseguir ter a casa limpa em muito menos tempo, vai libertá-lo para realizar outras tarefas.

Precisa de uma empregada doméstica?
Encontre aqui

Se quer dedicar-se a esta tarefa por conta própria, tenha em mente as seguintes dicas para rentabilizar o seu tempo.

  • Tenha num cesto os produtos de limpeza que precisa – Ter à mão todos os produtos vai tornar a sua limpeza de primavera mais rápida e eficaz. Coloque num cesto os detergentes, esponja, panos e um par de luvas.

  • Faça um plano de limpeza – Não precisa limpar tudo num único dia ou numa única semana. Pode ir realizando as diferentes tarefas ao longo de duas ou três semanas, por exemplo. Além disso, pode limpar uma divisão de cada vez, ou optar por realizar a limpeza por tarefas (por exemplo, lavar todas as janelas da casa).

  • Use caixas para reunir objetos – Tenha uma caixa para colocar objetos que não pertencem à divisão em que se encontra, outra para objetos que quer dar, outra para itens que precisam de arranjo e, por fim, uma última caixa para objetos para deitar ao lixo.

As limpezas de primavera são fundamentais para manter a sua casa limpa e com um ambiente saudável. Siga o nosso passo a passo e as nossas dicas para a sua limpeza de primavera e perceba como terá a sua casa como nova.

Sara Paiva
Socióloga de formação, Copywriter de paixão. Sou uma apaixonada por literatura (e pelas artes em geral), o que me levou a seguir uma carreira na área da escrita. Desenvolvo conteúdos para o Toma Conta com o objetivo de ajudar os utilizadores a obterem a melhor informação possível.

Mais autores do Blog

Nair Dos Santos

Nair Dos Santos

Technical SEO, UX Writer e Copywriter. Adoro ler e escrever; não dispenso um bom livro e um bom filme. Sensível à forma como a Internet pode facilitar o nosso dia a dia, escrevo no Toma Conta para ajudar os/as leitores/leitoras a obter informação fidedigna e atualizada sobre tarefas e serviços de apoio ao domicílio.

Ver artigos
Susana Valente

Susana Valente

Escrevo conteúdos para a web há mais de 20 anos como jornalista e copywriter. Adoro explorar montes e vales por esse país fora. Detesto fazer mudanças e adoro correr à beira-mar. Tenho veia de poeta, sou mãe e uma verdadeira mulher dos sete ofícios!

Ver artigos

Deixe o seu comentário